Nesta Black Friday 2017, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, realiza um plantão de atendimento aos consumidores.
Será feito ainda um monitoramento de preços de uma amostra de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para orientar se as ofertas têm realmente o desconto anunciado para a Black friday.
Black Friday – Plantão de atendimento
Para esta black friday será realizado um atendimento especial para o registro das reclamações:
Telefone 151, a partir das 18h do dia 23, indo até à 1h do dia 24, retornando no mesmo dia, das 6h às 22h.
No atendimento eletrônico será disponibilizado um formulário especial no nosso site para reclamações e denúncias sobre a Black Friday que ficará disponível a partir das 18hs da quinta-feira (23), além do Facebook e Twitter.
Também foi criada a hashtag especial #ProconSPdeolhonaBlackFriday que os internautas poderão utilizar para denunciar problemas como maquiagem de desconto – situação em que o fornecedor eleva o preço do produto antes de anunciar a promoção –, cancelamento da compra sem justificativa, preços abusivos de fretes, entre outros que possam ocorrer.
Black Friday – Monitoramento
Para coibir uma das maiores reclamações dos anos anteriores, na black friday, como anúncios de falsas promoções e descontos, os preços de alguns produtos estão sendo monitorados desde setembro, nos sites das principais redes varejistas.
Desta forma será possível verificar se os descontos oferecidos são verdadeiros. Também serão verificados casos de descumprimento à oferta e instabilidades que inviabilizem a conclusão da compra pelo consumidor, entre outros.
Dias 23 e 24/11 equipes de fiscais percorrerão comércios de rua, shoppings centers, supermercados e hipermercados.
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