Mulheres conquistam cada vez mais espaços no mercado de trabalho

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Um dos desafios dos profissionais que atuam no treinamento e desenvolvimento de funcionários é intensificar a capacidade analítica de perceber as diferenças existentes entre os indivíduos e identificar perfis de liderança.

As constantes mudanças no mercado de trabalho requerem gestores que consigam promover uma integração entre diferentes saberes, a partir de uma perspectiva humanizada.

Nesse sentido, o público feminino vem se destacando na ocupação de cargos de liderança, conforme observado em levantamento global realizado pela consultoria Grant Thornton International*. O conteúdo relativo ao período de 2019/2020 aponta que as mulheres representam 34% das contratações brasileiras, em termos de gestão de equipes.

A professora do eixo de Gestão & Negócios do Senac EAD, Marina Pinho de Abreu, reforça que um dos fatores que colaboraram para o reconhecimento das mulheres nos cargos de gestão está diretamente ligado à sensibilidade das profissionais.

“Um dos principais benefícios que a liderança feminina trouxe às empresas tem sido a humanização e a demonstração de que é possível obter excelentes resultados cuidando do clima organizacional, das pessoas e sendo acima de tudo confiável e transparente nas suas propostas, decisões e ações”.

Liderança em tempos de crise:

A especialista destaca ainda o papel dos líderes, no atual contexto de pandemia global, por se tratar de uma das maiores crises vivenciadas pela humanidade.

“O líder é o principal formador de opinião nas equipes e personifica a empresa perante seu time. A empresa é percebida pelo colaborador por meio das atitudes da liderança e há o papel claro de, em paralelo com a comunicação interna, disseminar a estratégia do negócio ao seu grupo”, reforça Marina.

A professora do Senac EAD elenca as principais características do profissional que atua em cargos de liderança ou gestão de pessoas:

  • – Boa capacidade de comunicação,
  • – Conhecer as principais características comportamentais de um líder,
  • – Saber delegar tarefas;
  • – Conduzir reuniões;
  • – Gerir continuamente os talentos e desempenho;
  • – Desenvolver o autoconhecimento e a autoavaliação.

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