Mesmo nos tempos em que o dinheiro anda curto não dá para deixar de investir no próprio negócio, mas é preciso planejar para ser assertivo e otimizar tempo, salvando dinheiro!
O cenário econômico brasileiro anda instável e isso acaba refletindo no bolso e no orçamento das empresas. Segundo a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mais do que pensar em economizar, a atual fase exige mudança de atitude para que a situação, economicamente difícil, não se agrave até que o país comece a dar sinais de que o pior já passou.
Segundo Fábio Baptista, Administrador do Coworking Office, esse é um segmento que tende a crescer, já que é a oportunidade que o empreendedor tem para fazer networking, estar em contato com novas ideias e ainda apresentar seu trabalho entre os coworkers. “Por isso que é importante saber escolher o coworking. Uma das dicas é fica atento à localização. O Coworking Office, por exemplo, está no meio de um centro comercial importante, que é a Vila Olímpia. Estamos no eixo entre Avenida Paulista, Morumbi e Berrini, justamente onde está concentrado o PIB de São Paulo.” Explica.
David Howitt, CEO e co-fundador do Meriwether Group, afirma em um artigo publicado em inglês no Unreasonable Institute e em português nos Portais Empreendedorismo da Endeavor e também do Sebrae, que empreendedores são considerados os heróis dos tempos atuais porque vivem em função de seus anseios mais profundos: anseios para inventar, para revolucionar, para criar e para construir produtos que nos ajudam a conectar, a mover, a comer, a compartilhar, a dirigir, a trabalhar, a jogar e a resolver grandes problemas.
Pois é… quando a economia do país está bem, os negócios tendem a caminhar bem. Agora… E quando a palavra “crise” passa a fazer parte do dia a dia? A resposta é simples: Muitos pensam em desistir do negócio e ficarem quietinhos e acomodados em um ambiente teoricamente confortável.
O que pouco se fala é que muitos negócios podem crescer justamente em um momento de crise. Um ambiente desfavorável pode trazer bons resultados. A dica é não desanimar e ter flexibilidade para lidar com situações adversas, porque os resultados sonhados podem não vir tão rápido.
“A dica para enfrentar esta fase se divide em três partes: a primeira está relacionada com a comunicação virtual, portanto, é preciso trabalhar bastante nas mídias digitais para ser conhecido, para ser lembrado. Em segundo lugar é preciso preservar a confiança e fidelidade do cliente. Ou seja, é melhor manter os clientes antigos do que buscar novos. E por último, realizar um atendimento personalizado, sempre oferecendo qualidade nos serviços prestados.” Ressalta Fabio Baptista, Administrador do Coworking Office.
Segundo Fabio, o coworking tem sido há algum tempo uma das opções para manter o negócio sem gastar muito, principalmente por ter um custo fixo, diferente da manutenção de um escritório próprio, que ao sinal de qualquer problema o empresário tem que por a mão no bolso.
“Fizemos uma parceria com US Franchising Consultoria para expandir o nosso coworking, o objetivo é dar alternativas para nossos clientes estejam eles em Alphaville, Barueri ou na Vila Olímpia. Existe, por exemplo, a possibilidade de intercâmbio de utilização de salas de reunião, já que todos os nossos clientes são fixos e têm cadastro em nossas unidades.” Explica Fábio.
Fabio ressalta ainda que em tempos de crise é importante que o empreendedor “apareça”, ou seja, não fique quietinho esperando a crise passar. “As pessoas tendem a comprar de quem está mais próximo. Negócios que tenham fácil acesso, isso vale tanto para o pequeno como para o grande empresário.” Finaliza Fabio.
Confira também
Coworking X Home Office
Coworking: flexibilidade, baixo investimento, estrutura empresarial!
14 dicas para escolher um coworking
Escritório Virtual: investimento que cabe no bolso!
SERVIÇO
Coworking Office
End.: Rua Tenerife, 31 – 4º Andar – Vila Olímpia, SP
Tel.: (55 11) 3044-0710 / 3847-8920
Site: www.coworkingoffices.com.br
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!