novembro 23, 2024 8:45 PM

Search
Close this search box.

Plano diretor: entenda os impactos na Vila Nova Conceição

Matéria: Associação dos Moradores da Vila Nova Conceição.

O Plano Diretor é a mais importante lei urbanística municipal, com diversas regras e incentivos construtivos, hoje expressa na cidade.

O Plano foi aprovado pela Câmara, em junho, por 44 votos favoráveis a 11 contrários e sancionado pela Prefeitura em 8 de julho.

O principal objetivo do Plano Diretor é o adensamento populacional em torno dos eixos de transporte, permitindo em teoria, que mais pessoas possam viver próximas ao trabalho e aos meios de locomoção. 

O que seria uma motivação nobre, na verdade, foi deturpada pelo mercado, gerando um “boom” de estúdios para investimento em locação de curta temporada. 

Durante a discussão do plano aprovado, o que se viu foi a prática do uso desse tipo de argumento pelos agentes políticos e imobiliários com a única finalidade de alterar os padrões de ocupação dos miolos dos bairros, a fim de permitir a construção de empreendimentos sem limites de altura, logo, com um potencial construtivo muito maior, impactando diversos bairros, incluindo a Vila Nova Conceição. 

As principais mudanças geradas através da revisão do plano para o bairro da Vila Nova, refere-se a eliminação dos limites de alturas nas futuras construções, em zonas de centralidades (ZC) e nas zonas mistas (ZM), concentradas nos quarteirões lindeiros à Rua Afonso Brás e perímetro formado pela Jacques Félix, João Lourenço, Diogo Jácome e Afonso Brás. Essa mudança permitirá que os prédios hoje limitados a 28 metros de altura, aproximadamente 11 andares, alcancem 27 a 30 andares, conforme a área do terreno e da localização. 

Leia também: Conheça o novo Presidente da Associação de Moradores da Vila Nova Conceição

A transformação da Avenida Rebouças, Rua dos Pinheiros e mesmo o entorno da Av. Ibirapuera em Moema, são exemplos recentes de como as mudanças nos parâmetros de zoneamento podem alterar de forma expressiva, definitiva e rápida as características de um bairro. 

O aumento do potencial construtivo nos miolos de bairros, já provocou um movimento de compra de prédios inteiros dos anos 80 e 90 para a demolição e construção de outros maiores. 

Na Vila Nova Conceição, há construtoras que estão no aguardo da aprovação final do novo zoneamento, prevista a partir de agosto deste ano. Isso acontece devido à extrema valorização do novo metro, podendo chegar ao dobro do valor do atual, com potencial do terreno desses prédios antigos sendo aumentado. 

Os efeitos desse adensamento nos bairros podem ser desastrosos ao passar do tempo, especificamente para a Vila Nova, que conta com uma estrutura obsoleta de drenagem e esgoto, além de um viário que não se integra, fazendo assim com que as vias locais sejam usadas como principais na transposição de veículos provenientes de outros bairros como, Indianópolis, Vila Mariana, Vila Clementino para o bairro da Vila Olímpia, em especial a R. João Lourenço e R. Baltazar da Veiga, fazendo-as entrar em colapso nos horários de pico. 

Segundo o Presidente da Associação de Moradores da Vila Nova Conceição, Marcus Abrantes, esse acontecimento é lastimável para o bairro e para São Paulo como um todo, entretanto, em meio a essa aprovação, a AMVNC buscou outras Associações para unidas buscarem meios de articulações. 

“Nós da AMVNC estamos atentos às discussões recentes e conseguimos manter junto com outras associações a ZER (Zona estritamente residencial) em nosso bairro inalterada, bem como a proibição de fusão de lotes comerciais em ZCOR (Zona corredor) com ZER, a fim de se preservar o caráter dessas zonas”, afirma Abrantes. 

No mês de agosto, a discussão será retomada pela Câmara dos Vereadores, dessa vez sobre o Zoneamento, e será a partir dessa discussão que a população, as associações e a AMNVC devem participar para preservar os bairros e garantirem a manutenção de suas características. 

Até o momento, apenas as áreas afetadas pelo raio de tombamento do parque do Ibirapuera e as ZERs estão seguras. 

“Por isso, a Associação continuará lutando pelo bairro, e nessa luta, é essencial que mais moradores e condomínios entendam a importância de uma Associação fortalecida e combativa. Associar-se é a única forma de fortalecer essa luta. Juntos somos mais fortes, associe-se”, afirma o presidente da AMVNC.

Associação dos Moradores da Vila Nova Conceição.
Site: 
https://vilanova.org.br/
Instagram: vilanova.org.br
Endereço: Rua Afonso Braz, 656 – Conj. 52
Tel.: (11) 3842 1985
Email: info@vilanova.org.br

BOLETIM AMVNC:
O Boletim é uma publicação bimestral para os moradores do bairro da Vila Nova Conceição.
Produção Editorial e Gráfica: Design de Ideias
Coordenação: Camila Rebelo
Design gráfico: Marcelo Azevedo
Colaboração texto: Ana Claudia Marques
Distribuição Gratuita / Tiragem 7.000 exemplares

Matérias relacionadas: Jardins de Chuva: muito além de paisagismo

Veja também...

Pular para o conteúdo