#PraCegoVer: muito mais que uma descrição, uma hashtag pela acessibilidade!
Você já se deparou com a hashtag #PraCegoVer em algum post do Facebook? Pois bem, ela faz parte de um projeto da rede social para colaborar na introdução de pessoas com deficiência visual na plataforma.
A proposta é incentivar a cultura da acessibilidade, permitindo que, por meio da utilização da hashtag, qualquer pessoa consiga ter acesso ao que está presente na foto.
Cegos ou pessoas com baixa visão utilizam computadores e smartphones com softwares de acessibilidade, chamados “leitores de tela”. Estes programas reconhecem o material textual na tela em que se está navegando e o transforma em áudio, por meio de vozes sintetizadas.
Porém, esta ferramenta não descreve arquivos em formatos de imagem, como JPEG e PNG, por exemplo, tornando o conteúdo inacessível. Uma maneira de viabilizar a acessibilidade de imagens, tirinhas e gifs é descrevê-las na postagem, de forma direta e sem interpretação do conteúdo.
Forma de usar a hashtag #PraCegoVer
O modo de usar a hashtag #PraCegoVer é simples e qualquer um pode utilizar. Basta adicionar a hashtag #PraCegoVer com a descrição do que está presente na imagem, começando pela explicação do que a se trata, como figura, charge, desenho ou fotografia.
#DicaInclusiva: desenvolva um texto rápido e conciso sobre os detalhes, a sequência de imagens e escritas, sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo. Não é necessário colocar cada cor de cada objeto, ok?!!
Bem, finalizado o trabalho, a definição deverá ser narrada por aplicativos de áudio descrição, facilitando a compreensão dos deficientes visuais.
Exemplos de páginas que usam hashtag #PraCegoVer
Para compreender melhor, basta procurar na internet páginas no Facebook que já utilizam esta ferramenta e auxiliam a leitura dos deficientes visuais, como nas páginas da Coca-Cola, do Conselho Nacional de Justiça e da Prefeitura da Cidade de São Paulo no Facebook.
Como surgiu a hashtag #PraCegoVer?
A ideia partiu da professora especialista em educação especial na perspectiva da educação inclusiva, Patrícia Braille, que buscou tirar a perspectiva dos livros para a internet. O conceito que antes era especializado para o Facebook, ganhou notoriedade, expandindo-se para outras plataformas.
Vale lembrar que 19% da população brasileira tem alguma deficiência na visão, 30% apresenta presbiopia (também conhecida como vista cansada) e 25% são analfabetos ou semi-analfabetos. Grande parte da população não tem acesso aos seus conteúdos.
Boas práticas para usar a hashtag #PraCegoVer
Uma maneira de viabilizar a acessibilidade de imagens e afins é descrevê-las na postagem, de forma direta e sem interpretação do conteúdo.
Dicas importantes para fazer descrição de imagens:
▶ Descreva o que você vê na imagem, sem julgamentos ou opiniões.
▶ Seja objetivo na descrição. Diga o suficiente para que a ideia geral seja transmitida.
▶ Em caso de memes, cujo intuito é, na maioria das vezes, cômico, a descrição também pode ser cômica, contanto que não confunda o leitor.
▶ Sinalize, antes da descrição, com alguma palavra ou expressão que mostre que a imagem será descrita. Assim, além de ser acessível, esta atitude será educativa para quem nunca pensou sobre o assunto.
Unindo forças, a acessibilidade será possível em todos os âmbitos. Faça parte! 😎♿😃
Descrição da Imagem #PraCegoVer: plano de fundo branco. Ilustração com o símbolo de uma hashtag na cor azul e um símbolo da pessoa com deficiência visual no centro, cor branca. Rodapé: um quadrado na horizontal, cor azul claro com o texto: #PraCegoVer.
Lado direito, o logo da Prefeitura de São Paulo – Pessoa com Deficiência. – SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.
Vale lembrar que aqui no Portal de notícias Vila Nova Conceição SP nós decidimos tornar nosso conteúdo acessível também através de áudio descrição e incluir milhares de pessoas com dificuldades de visão e leitura.
Desde o início de 2018 usamos o player da startup Audima que tem como objetivo democratizar o acesso a conteúdos online. Ahhhh… Se você é criador de conteúdo online, você também pode usar esse player na sua plataforma, e de graça (tem também uma versão paga). Em poucos minutos, seus artigos estarão disponíveis em áudio para as pessoas.
Leia também:
XIX Encontro Internacional Virtual Educa
Aulas de teatro ajudam no aprendizado
Robótica Educacional promove integração entre disciplinas curriculares
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!