novembro 16, 2024 2:39 PM

Search
Close this search box.

Dia Mundial do Diabetes. A redução do risco cardiovascular pode chegar a 20%, quando se cuida da glicemia. O alerta é da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Para lembrar a data e alertar para o cuidado com a saúde serão realizadas atividades com 1.200 testes de glicemia gratuito, aferição de pressão e distribuição de folders.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o diabetes é o terceiro maior fator de risco para os problemas cardiovasculares, como infarto e derrame (AVC) e acomete mais de 16 milhões de brasileiros.

O diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Weimar Sebba Barroso, explica que existem três tipos de Diabetes: 1, 2 e Gestacional, sendo o tipo 2 o mais comum.

“A glicemia ótima é abaixo de 100 e a hemoglobina glicada deve estar entre 5,5 a 6,4%. Acima desse nível alguém já é considerado diabético e a pessoa deve procurar um médico”, orienta Barroso.

“Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápido se iniciará o tratamento e assim os riscos de eventos cardiovasculares vão diminuir”, lembra o diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Celso Amodeo.

Cada vez que alguém reduz 1% a hemoglobina glicada, o risco cardiovascular cai em 20%. Por isso, alerta o cardiologista, a prevenção é a melhor forma de combater o diabetes e suas consequências.

“A prática de atividade física e uma boa alimentação – consumir frutas, verduras e legumes – são os principais aliados. Dê preferência aos alimentos frescos e evite os industrializados, diminua o sal, elimine frituras e coma menos carboidratos”, finaliza Amodeo.

SERVIÇO
Dia Mundial do Diabetes
Data:
14 de novembro
Horário: das 08h às 13h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara – Plataforma A
Endereço: Rua Nelson Fernandes s/n
Atividades: Teste de glicemia (haverá 1.200 testes disponíveis com distribuição de senhas), aferição de pressão e distribuição de folhetos da campanha.
Atendimento gratuito. Não é necessária inscrição.
Apoio: EMTU, Cruz Vermelha e FMUSP
Patrocínio: GTECH

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo