abril 20, 2024 3:00 PM

Search
Close this search box.

Cidadania, Competências para o Século XXI e Pedagogias da Inclusão

Encontro sobre Cidadania, Competências para o Século XXI e Pedagogias da Inclusão acontece em São Paulo, especialistas discutem sobre as competências necessárias aos professores para que os estudantes possam se desenvolver como pessoas e cidadãos ativos no mundo de hoje, assim como sobre a busca das melhores formas de abordar a questão da diversidade.

O evento é organizado pela UNESCO e com o apoio do Ministério da Educação do Brasil (MEC).

A Reunião Regional sobre Docentes: Cidadania, Competências para o Século XXI e Pedagogias da Inclusão tem como objetivo disseminar e aprofundar o conhecimento e as descobertas sobre a formação inicial de professores, em um debate com especialistas e acadêmicos de 15 países da América Latina e Caribe.

Por meio de evidências reunidas na Estratégia Regional sobre Docentes (ERD) do Escritório Regional de Educação para a América Latina e Caribe, OREALC/UNESCO Santiago, a ideia é refletir sobre três temas chaves para a formação dos futuros docentes: cidadania, habilidades para o século XXI e pedagogias da inclusão.

Reunião Regional sobre Docentes: Cidadania, Competências para o Século XXI e Pedagogias da Inclusão

Como resultado, espera-se a obtenção de insumos técnicos que sirvam de apoio ao processo de tomada de decisão nas políticas docentes da região, por meio das principais orientações e consensos da reunião, a serem disponibilizados na Reunião de Ministros de Educação que acontecerá em Cochabamba, na Bolívia, de 24 a 26 de julho de 2018.

O Chefe de Avaliação e Monitoramento e Coordenador a.i. da Estratégia Regional sobre Docentes, Atilio Pizarro, indicou que a Agenda Educação 2030 e suas metas propõem, principalmente, a aprendizagem efetiva e a aquisição de competências básicas, as habilidade profissionais e técnicas para o trabalho decente e também a aprendizagem relevante para a cidadania e para o mundo plural, interdependente, cada vez mais interconectado. “Este cenário nos obriga a repensar a formação docente e as práticas pedagógicas, em um espectro mais amplo de expectativas dos alunos”, esclarece Pizarro.

Para a Coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, é essencial trazer para o debate o currículo de formação dos docentes, por ser esse um fator-chave na qualidade da educação. “A crise de aprendizagem que vivemos hoje nos força a direcionar nossos olhares, a curto prazo, para melhorar os resultados educacionais. No entanto, a nova Agenda 2030 nos faz olhar a longo prazo, reforçando a necessidade de prepararmos nossos estudantes para a sociedade do conhecimento”, diz Rebeca.

Cidadania, Competências para o Século XXI e Pedagogias da Inclusão

O debate na Reunião tem como foco a nova publicação da Estratégia Regional sobre Docentes da ORALC/UNESCO Santiago, Formación inicial docente en competências para el siglo XXI y pedagogías para la inclusión en América Latina (disponível em espanhol e em inglês) e o estudo La Formación Inicial Docente en Educación para la Cuidadanía en América Latina (disponível em espanhol e em inglês).

Ambos os documentos são apresentados por integrantes da Secretaria Técnica da ERD, que está baseada no Centro de Políticas Comparadas de Educação da Universidade Diego Portales, cujo trabalho é lidebrado por Cristián Cox e por uma equipe de especialistas de destaque reunindo o trabalho de consultores acadêmicos de Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Guatemala, México e Peru.

No dia 21/06/2018 também aconteceu um coquetel de boas-vindas e uma apresentação da publicação “Panorama das Políticas de Educação Infantil no Brasil” (em português), de Beatriz de Oliveira Abuchaim, um estudo realizado em 2014 para a Estratégia Regional sobre Docentes na América Latina e Caribe, coordenada por sua Secretaria Técnica, a pedido da UNESCO-OREALC.

A importância do documento está em traçar um panorama sobre o perfil dos professores, com foco na educação infantil, sobre as políticas de formação inicial e continuada desses profissionais e suas condições de trabalho e de emprego (ABUCHAIM, 2015).

LEIA TAMBÉM

XIX Encontro Internacional Virtual Educa
Cursos Gratuitos de Programação
Aulas de teatro ajudam no aprendizado

Vila Nova Conceição SP

Vila Nova Conceição SP

LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!

Veja também...

Pular para o conteúdo