Simastia nada mais é do que a confluência, a união, das mamas na região central do peito.
Não é uma doença, isso tem que ficar bem claro. É só uma alteração anatômica.
Ela pode ser de dois tipos: simastia adquirida e simastia congênita.
A simastia adquirida é a mais comum. Na literatura médica, diz que é a maioria absoluta, na minha casuística, eu tenho pelo menos 40% de casos de simastia congênita.
No caso de simastia adquirida, você imagina que você tem uma anatomia normal, não tem simastia, e aí você resolve fazer uma cirurgia de implante mamário, coloca prótese, e por algum motivo essa prótese vai parar no meio do peito.
Por que isso acontece? Não necessariamente é por conta do tamanho da prótese a ser implantada, mas é a causa mais comum.
Por isso, é muito importante discutir isso com seu médico, falar sobre sua expectativa para que ele possa avaliar a viabilidade do tamanho.
Às vezes você é alta, tem um tórax largo, mas a sua glândula mamária é pequena, a base dela é estreita, então você tem que colocar uma prótese que caiba no espaço da tua glândula, não adianta querer colocar uma prótese muito grande que não vai dar certo. Dessa forma, a chance de você ter simastia é enorme.
Então, imagine que você colocou a prótese e deu esse problema de simastia: prótese muito grande, descolamento em excesso, isso seria uma falha técnica, contratura capsular, seroma. São várias as complicações que podem resultar em simastia. Com relação a simastia com prótese abaixo do músculo, que na literatura diz que é muito difícil, mas na minha casuística eu vejo que não é tão difícil de acontecer, solta o músculo e a prótese vem para no meio do peito.
Todos esses casos é possível resolver tanto da forma subglandular, como da submuscular. Isso é importante ressaltar. E o resultado fica ótimo de qualquer maneira.
Se você tiver alguma dúvida sobre a cirurgia, as técnicas, qualquer dúvida que você tiver, pode mandar aqui que eu respondo com o maior prazer.
É Cirurgião Plástico Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. CRM / SP: 95.264