Estanos vivenciando a Pandemia por Covid-19 há mais de um ano e podemos então analisar o que passamos neste período.
Não é fácil falar de saúde mental diante de tantos desafios nunca imaginados, mas podemos sim extrair lições positivas acerca de todo este contexto.
Um ponto que nos chama atenção é justamente o fato da Pandemia nos forçar a olhar para algo que já não ia bem, tanto em nossas vidas pessoais como na sociedade de forma geral, pois estamos convivendo ou sobrevivendo(em termos sociais) a grandes questões e com a Pandemia fomos forçados a resolvê-los ou enxergá-las.
A superpolução nas grandes cidade, trânsito, deficiência do sistema de saúde, dentre tantos outros fatores com os quais fomos forçados a conviver, agora nos fazem forçosamente repensar.
Em níveis mais pessoais também precisamo observar que certos sintomas já estavam presentes em nossas vidas e negamos ou postergamos a sua resolução e com o isolamento social fez-se necessário um olhar mais crítico para tais situações.
É possível que algumas pessoas possam ter desenolvido transtornos por conta da Pandemia, se tratando de seres humanos tudo é possível, mas acredito que grande parte da população que teve suas primeiras crises durante a Pandemia já sofria antes dela. A Pandemia e por consequência o isolamento social apenas trouxeram à tona uma realidade que muitos gostariam de não ver.
Olhando ainda mais pessoalmente, o isolamento social nos fez olhar para questões pessoais que negávamos, justificadas pela falta de tempo, por exemplo, relacionamentos, educação dos filhos e outros temas foram vistos como nunca pelas famílias durante a Pandemia.
Antes não tínhamos tempo, agora o tempo nos sobra e não sabemos administrá-lo, ou seja, a ansiedade que acomete grande parte das pessoas ainda está lá, mas com outro foco, o de não mais fugir na correria do dia-a-dia.
Podemos também incluir nesta lista a nossa dificuldade em lidar com as mudanças, flexibilidade para resolver problemas concretos, pois muitas pessoais que tinham situações financeiras e profissionais confortáveis tiveram suas vidas muito desestruturadas.
O desanimo, a falta de sentido, a espera, hoje fazem parte da vida de muitas pessoas e com a Pandeia tornaram-se muito mais evidente , ao ponto de não podermos mais negá-los.
Claro que a lista não para por ai, os desafios são muitos e as lições aprendidas também, mas como só podemos mudar aquilo que conhecemos em nós e não nos outros, deixo a reflexão para olharmos o que realmente não queríamos ver, os sintomas que já estavam presentes que negamos nos justificando.
Agora que o tempo nos sobra, podemos com calma analisar estes sintomas para que, ao voltarmos para nosso ritmo normal possamos ter mais qualidade de vida e consequentemente saúde mental.
Texto: Alessandra Rodrigues, psicanalista.
Contato: (11) 2376-6223
Site: www.alessandrarpsicanalista.com
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!