Usar ou não usar luvas na aplicação de vacinas?

Fique à vontade para Compartilhar com amor com seus amigos! ❤

Durante a divulgação da Campanha de Vacinação da gripe que fizemos em nosso perfil no Instagram muitas pessoas questionaram o não uso da luva por parte dos profissionais da saúde na aplicação da vacina.

Nossa equipe foi atrás da informação para entender melhor o fato.

Conversamos com a Dra. Vânia Siervi, Gerente da UBS Max Perlman, ela não pode dar entrevista, mas nos explicou que não há a necessidade de uso de luvas durante a aplicação da vacina. Por isso, é preciso passar álcool gel nas mãos antes e depois da manipulação dos equipamentos e aplicação da vacina.

Nós também entramos em contato, na manhã deste dia 24/03/20, com a Assessoria de Imprensa Municipal da Saúde, mas ainda não tivemos retorno.

Conversamos também com o Dr. Roney Fechine, Cirurgião Plástico. Ele também explica que não há a necessidade de usar luvas na aplicação de vacinas durante campanhas.


As diretrizes internacionais e do Ministério da Saúde não exigem o uso de luvas ao administrar vacinas, a menos que a pessoa que administra a vacina entre em contato com fluidos corporais potencialmente infecciosos ou tenha uma lesão aberta na mão.

Luvas, na verdade, são equipamentos de proteção para quem executa o procedimento. Elas ficam em uma caixa aberta em um serviço de saúde e acabam sendo menos higiênicas do que um par de mãos limpas adequada e imediatamente antes de administrar uma vacina. De fato, as luvas podem conter mais germes do que as mãos limpas e não fornecem nenhum benefício adicional para o paciente.

Além disso, durante a aplicação em um momento de campanha, quando fluxo de pessoas a serem vacinadas é muito grande, as luvas podem atrapalhar a manipulação dos equipamentos.

Dr. Roney Fechine é Cirurgião Plástico, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Colaborador do setor de Microcirurgia Reconstrutiva da Cirurgia Plástica Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP.
CRM-SP: 157.902 RQE: 63.202
www.roneyfechine.com.br
@roneyfechine

LEIA TAMBÉM: Vacinação contra a gripe 2020 na Vila Nova Conceição (Influenza)


Fique à vontade para Compartilhar com amor com seus amigos! ❤

POST A COMMENT.