novembro 16, 2024 2:32 PM

Search
Close this search box.

Vila Nova Conceição entre amigos, abraços, sorrisos, crianças brincando, brigadeiro, salada de frutas, tapioca e famílias reunidas em um cenário que une muito verde e um grande espaço agradável aberto ao público. Até a chuva deu uma trégua e presenteou o dia com um céu azulzinho.

Vila Nova Conceição
Fábio Mortari, Presidente da AMVNC. Foto: Ai Press.

Assim foi o encontro para comemorar os 17 anos da AMVNC, Associação dos Moradores da Vila Nova Conceição, que aconteceu na Praça Cidade de Milão, na Vila Nova Conceição, neste domingo, 22 de maio.

Moradores da Vila Nova Conceição e também dos bairros vizinhos se encontraram, interagiram, conversaram e festejaram as vitórias da AMVNC desde a sua criação, que aconteceu no finzinho da década de 90.

 “Foi um grande caminho até aqui. Moro no bairro há 20 anos e procurei a Associação porque queria dar um pouco do meu trabalho em prol do bairro. Participo da Associação há 10 anos e estou na Presidência há 3. Não é fácil porque nós temos muitos problemas todos os dias. Precisamos organizar, precisamos lutar. E quando digo lutar, não é ir contra o governo ou qualquer entidade, eu me refiro a somar esforços, conseguir conversar com órgãos públicos, entender o que eles pretendem e também fazer com que eles nos ouçam”, explica Fábio Mortari, Presidente da Associação.

A festa, foi um momento de comemorações, mas também uma oportunidade importante para debater sobre as melhorias e as necessidades do bairro. Uma das vitórias da Associação é ação feita na Praça Cidade de Milão, tida como um marco, não só no ponto de vista geográfico do bairro, mas também como marco de mudança do padrão de atuação.

Vila Nova Conceição
Floriano Pesaro, Vice-Presidente da AMVNC. Foto: Ai Press.

“Conseguimos fazer o paisagismo da praça, retiramos o gradil e abrimos este espaço para a população. Fizemos o replantio na calçada, a tornamos acessível. Trocamos os Eucaliptos que têm raiz curta e, portanto caiam com tempestades, voltamos também a plantar árvores nativas da Mata Atlântica. Tudo isso melhorou a incidência de sol na praça”, ressalta Floriano Pesaro, Vice-Presidente da Associação.

A escolha da Praça de Milão para as comemorações, além de ter todo um motivo especial para a Associação, também carrega uma história muito importante. Segundo a Subprefeitura de Vila Mariana, um acordo feito em 1962, tornou São Paulo e Milão “Cidades Gêmeas”. Para marcar o feito, no mesmo ano, o prefeito de Milão inaugurou, na Itália, o Largo Brasília. Em seguida foi a vez de vir para São Paulo e inaugurar a Praça Cidade de Milão, localizada em frente ao Viveiro Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera, que está no perímetro da Vila Nova Conceição.

De lá para cá muitas coisas aconteceram no bairro que o tornaram cada vez mais valorizado. “Temos conseguido ótimos resultados. Essa festa hoje é para mostrar isso. Mostrar que o bairro está bom, mas que tem coisas ainda a serem melhoradas. Tivemos a presença de alguns políticos, o que é reconhecimento pelo nosso trabalho”, Fábio Mortari.

Confira a galeria de fotos no final da matéria.

Sobre a AMVNC

Fundada em abril de 1999, a Associação presa pela melhoria da qualidade de vida do bairro, predominantemente residencial, bem como o apoio ao comércio e serviços regularmente instalados. A Associação também tem atuado junto aos órgãos públicos e privados para implantar benefícios urbanos, sociais e culturais à Vila Nova Conceição.

“A Vila Nova Conceição é um bairro que se organizou. A Associação da Vila Nova Conceição tem uma história legítima, sempre uma homenagem a Abrahão Badra pelo conjunto da obra, por tudo que ele fez e pela dedicação que ele teve com o bairro, pela persistência e insistência no sentido de garantir um bairro organizado, um bairro que se manteve predominantemente residencial e por toda a luta dele para organizar o trânsito, as praças. Ele é o grande símbolo da Associação”, lembra Floriano.

Na história da Associação, também destaca-se a força da nova gestão. “Acho que o Fábio Mortari faz um trabalho excepcional. Toda a direção é muito democrática, muito aberta. Precisa de investimento, de dinheiro, de gente participando, dai a importância do bairro entender que tendo uma associação forte terá um bairro forte, um bairro organizado, do ponto de vista paisagístico, do ponto de vista urbano com ruas limpas, recapeadas, pintadas”, completa Pesaro.

Vila Nova Conceição
Alex Canuto, membro do Conselho Diretivo da Associação da AMVNC. Foto: Ai Press.

Alex Canuto, hoje membro do Conselho Diretivo da Associação é ex-presidente, ele explica que há muito a se comemorar. Para ele foi possível preservar muita coisa na Vila Nova Conceição, o que em partes outros bairros não conseguiram, principalmente por conta da entrada agressiva do comércio predatório. Segundo Canuto a Vila Nova Conceição conseguiu conter esse avanço e ter no bairro um comércio que atende as necessidades dos moradores. “Este é um momento muito importante. Há 17 anos os moradores da Vila Nova Conceição se reuniram e decidiram que precisavam ter uma entidade que representasse os anseios do bairro, que entendesse o bairro e o defendesse da especulação imobiliária e dos agendes destruidores da qualidade de vida. Chegar aqui, depois de 17 anos, baseado no trabalho voluntário dos moradores é uma conquista muito importante”, ressalta Alex.

Além da população, alguns políticos também compareceram ao encontro para parabenizar a AMVNC, e apoiar as ações da associação. O Vereador José Police Neto (PSD), esteve no evento e na oportunidade ouviu os anseios dos moradores.

Vila Nova Conceição
Vereador José Police Neto (PSD). Foto: Ai Press.

“A Associação da Vila Nova Conceição tem uma característica muito marcante que é a proteção da cidade inteira, por conta do Parque do Ibirapuera. Poucas são as associações que podem, não só abraçar um parque do tamanho do Ibirapuera, mas também oferecer um espaço sensacional com essa importância para a cidade. Viemos aqui reconhecer esses 17 anos. Tem muita história e, uma história bonita de gente que gosta de onde vive, gosta de mostrar o que tem de bom”, finaliza José Police Neto.

A Vila Nova Conceição, como muitos outros bairros de São Paulo, vem se desenvolvendo ao longo dos anos, recebendo investimentos até se tornar um dos bairros mais badalados da capital paulista. Muita história passou pelos olhos dos moradores do bairro. Neste encontro para celebrar o aniversário da Associação, nossa equipe teve a oportunidade de conhecer um dos moradores mais antigos, o professor Dalmo Dallari.

Vila Nova Conceição
Professor Dalmo Dallari. Foto: Ai Press.

Nascido em Serra Negra, o Professor Dalmo Dallari, jurista e professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo é morador da Vila Nova Conceição há 50 anos, um dos pioneiros do bairro e, claro, não poderia faltar nesse encontro. “Estou muito feliz porque o bairro não perdeu a sua característica essencial de comunidade. Eu fico extremamente feliz porque estamos aqui hoje comemorando o aniversário e encontrando os meus companheiros, amigos comunitários que são muito importantes para que se mantenha esse espírito fraterno comunitário da Vila Nova Conceição”, Professor Dalmo Dallari.

Vila Nova Conceição
João Carlos da Silva Martins, Subprefeito da Vila Mariana. Foto: Ai Press.

A Vila Nova Conceição é um bairro bem arborizado, plano que favorece as caminhadas matinais, principalmente aos finais de semana e rodeado de vizinhos muito especiais, Moema, Vila Olímpia, Itaim Bibi. Essa proximidade entre os bairros favorece um bom intercâmbio entre os vizinhos.

O bairro está sob o comando da Subprefeitura de Vila Marina, que inclusive também é um dos vizinhos próximos. Por isso, João Carlos da Silva Martins, Subprefeito da Vila Mariana, responsável pela gestão do bairro, veio prestigiar a Vila Nova Conceição e parabenizar todo o trabalho feito nesses 17 anos. “A Associação tem uma importância muito grande para a Subprefeitura da Vila Mariana porque se envolve numa relação saudável em termos de propostas de relações construtivas, então tem tudo a ver com o trabalho da Subprefeitura. Nossos parabéns para a Associação dos Moradores da Vila Nova Conceição.”

Os 17 anos da Associação da Vila Nova Conceição foi realmente uma oportunidade de reunir moradores, admiradores e representantes políticos que de alguma forma já contribuíram e contribuem para o crescimento sustentável, organizado e sadio do bairro. Andrea Matarazzo, durante entrevista para nossa equipe relembrou que na época em que foi Secretário das Subprefeituras apoiou ações estruturais na Vila Nova Conceição.

vila nova conceição
Andrea Matarazzo durante entrevista para o Vila Nova Conceição SP. Foto: Ai Press.

São 17 anos se dedicando ao bairro, por isso a Vila Nova Conceição é como ela é hoje. Toda luta da Associação se transformou em vitória. Me lembro que estava na Secretaria de Subprefeituras e Secretaria de Serviços, e a Associação cobrava as medidas de tapa buracos, semáforos, mudança de mãos nas ruas. São todas as demandas da população que acabaram transformando a Vila Nova Conceição um dos pontos mais valorizados e queridos da cidade de São Paulo”, completa Andrea Matarazzo.

Moira Vasconcellos, Conselheira Participativa da Subprefeitura de Pinheiros, também participou das comemorações. “São 17 anos que a comunidade  conseguiu se manter unida para melhorar o bairro. Este que é um bairro muito gostoso e cobiçado. Não é fácil juntar os moradores em prol de todos. Eu sei que é muito difícil manter essa ação, então, 17 anos é muito tempo e uma grande vitória”,  finaliza.

A comemoração dos 17 anos da Associação dos Moradores da Vila Nova Conceição teve docinhos da Karina Sato Brigadeiros, salada de frutas Do Pé, água oferecida pela AY Gastronomia e o apoio do laboratório Fleury e da Clínica Odontológica Omint.

Leia também: Floriano Pesaro Na Vila Nova Conceição

Galeria de fotos

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo