abril 20, 2024 5:01 PM

Search
Close this search box.

Falar sobre o tema reciclagem tem sido muito frequente. O que não tem sido frequente são as ações efetivas nessa área.

Com a questão do descarte consciente do Lixo Eletrônico, a disseminação de informações é ainda mais precária. O índice de reciclagem no Brasil chega a apenas 2% de todos os resíduos, segundo Fernando D’Imperio, Engenheiro Ambiental da Loop Logística Reversa. Número muito baixo para uma produção de cerca de 1 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano, produzidas no Brasil.

O lixo eletrônico tem uma grande gama de categorias, por tanto, gera muito material que poderia estar sendo reutilizado e por consequência, preservando os recursos naturais.

Categorias de lixo eletroeletrônico

Linha Branca: refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar;

Linha Marrom: monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras;

Linha Azul: batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras;

Linha Verde: computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares.

Ao fim da vida útil, esses produtos passam a ser considerados resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE).

lixo eletrônico vila nova conceição
Fios que já foram separados e agora serão encaminhados para reciclagem. (Foto: Ale Silva / Ai Press)

Segundo a ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, os REEE são compostos por materiais diversos: plásticos, vidros, componentes eletrônicos e mais de vinte tipos de metais pesados.

A extração de cada um deles exige um procedimento diferenciado. Deste modo, a separação para processamento e eventual reciclagem tem uma complexidade, um custo e um impacto muito maiores do que aqueles exemplos mais conhecidos que são as latas de alumínio e as garrafas de vidros.

Fernando D’Imperio que além de Engenheiro Ambiental e Sócio Fundador da Loop, também é Morador da Vila Nova Conceição, propôs uma parceria com o Site Vila Nova Conceição SP, para juntos elaborarmos a Campanha de Conscientização para Descarte Consciente de lixo eletrônico.

Essa ação, além de marcar um dia para a entrega voluntária de material eletroeletrônico, também rendeu um longo bate papo sobre o assunto que você confere em uma sequencia de matérias especiais publicadas ao longo desta semana!

Vila Nova Conceição SP: Fernando, quando realmente teve início essa percepção sobre a importância de se reciclar o lixo eletrônico?

Fernando: Isso é uma situação que veio sendo percebida primeiro fora do Brasil. Agora que estamos tendo consciência dessa situação.

Contaminações ambientais no geral são percebidas depois que o problema já está consumado.

Outro exemplo disso é a questão do lixo nuclear. Durante algum tempo esse material foi sendo estocado de qualquer jeito e agora estamos com o problema de onde colocar, como colocar!

A mesma coisa com o lixo residencial. A princípio entendia-se que enterrar era a melhor opção, mas hoje sabemos que civilizações antigas foram dizimadas por fazerem isso. O lixo era enterrado muito próximo a fonte de água, a água acabava sendo contaminada e as pessoas ficavam doentes. Consequência: a civilização desaparecia.

A partir de então, percebeu-se a necessidade de enterrar o lixo com determinada técnica, criaram o aterro sanitário. Que por uma questão de disposição de resíduo, se operado da melhor forma possível é muito bom. Mas ocorrem casos de mal operação ou de negligência.

Vila Nova Conceição SP: O que estava sendo feito com o lixo eletrônico até agora?

Fernando: O que se fazia e ainda se faz é a destinação em aterro, no melhor dos casos. Senão, destinação em lixão ou na beira de rio.

Vila Nova Conceição SP: Dá para saber qual o raio de contaminação de um aterro que tem contato com materiais que liberam conteúdo tóxico como o mercúrio de uma lâmpada fosforescente, por exemplo?

Fernando: Não dá para dizer, porque a pluma de contaminação, que é o termo usado, depende da permeabilidade do solo, do grau da contaminação, e ainda é preciso avaliar se é um local que chove muito ou pouco, por conta da questão da chuva ácida, como falamos anteriormente.

Dá para fazer a seguinte comparação: é como quando se pinga tinta na água, se a água está agitada a tinta é espalhada rapidamente, se a água está calma demora mais. Então, é difícil dizer.

Por isso é importante que sejam feitas Campanhas de Descarte Consciente de Lixo Eletrônico.

É preciso falar mais sobre esse tema para conscientizar. Informar para poder formar a opinião na população.

Vila Nova Conceição SP: Fernando, você comentou anteriormente que a lâmpada fluorescente ao cair no chão e quebrar, ela libera um vapor de mercúrio, que é cancerígeno. Agora, o que fazer se você está manuseando uma lâmpada e ela cai perto de você. Como eu faço para não me contaminar

Fernando: Primeira coisa é se afasta e ventilar a área. O pó, como possui mercúrio, assenta rápido. O próximo passo é pegar papel toalha úmido, passar no pó, varrer os cacos, colocar tudo dentro de um saco e depois dentro de uma caixa. Fechar a caixa e dar a destinação correta. Enviar para uma empresa que receba esse material.

lixo eletrônico vila nova conceição
Placas de circuito que depois de separadas também são encaminhadas para reciclagem.(Foto: Ale Silva / Ai Press)

Vila Nova Conceição SP: Qual a situação de reciclagem do lixo eletrônico?

Fernando: Então, se fala de reciclagem, mas o índice de reciclagem no Brasil é 2% de todos os resíduos. Lixo eletrônico é muito menos, porém é um dos resíduos que mais cresce percentualmente em comparação com outros produtos que podem ser reciclados.

Se comparar com papelão ou lixo orgânico, o lixo eletrônico vem crescendo com uma taxa de cerca de 5% ao ano. Isso porque cada vez mais geramos mais lixo eletrônico.

Vila Nova Conceição SP: Quando eu entrego um equipamento para descarte correto, tudo é reciclado, reutilizado?

Fernando: Nós não conseguimos reciclar em 100% o lixo eletrônico, devido algumas características da indústria da reciclagem e também por conta de alguns equipamentos e componentes que não são recicláveis. Mas conseguimos reciclar 80% do material recolhido.

Vila Nova Conceição SP: Qual o papel da Loop nesse processo de logística reversa?

Fernando: Nós prestamos um serviço de coleta e destinação ambientalmente adequada, para empresas e pessoas físicas. Dado que é um serviço, ele é cobrado.

Ele é cobrado porque nós temos todas as certificações, todas as licenças, todos os funcionários são registrados e treinados, tudo é feito dentro das normas, e isso tudo gera custo.

A receita, produzida pela venda das sucatas eletrônicas, não paga esses custos. Por isso, cobramos o serviço, tanto de coleta, quanto de destinação.

Vila Nova Conceição SP: Como é feita essa cobrança?

Fernando: Ela é baseada nos dois grupos de materiais que falamos anteriormente: os que oferecem contaminação direta e os de forma indireta.

Nos que não oferecem contaminação direta, cobramos baseado no equipamento, porque alguns deles geram mais receita que outros. Por exemplo: um computador gera mais receita que um vídeo cassete. Então, se um cliente tem 10 computadores, o preço que ele vai pagar será menor do que um cliente que tem 10 equipamentos de vídeo cassete. Com esse último, eu ganho menos então, preciso cobrar mais para poder fechar minha conta.

Os aparelhos que oferecem contaminação direta, nós não fazemos a manufatura reversa, ou seja, a desmontagem. A gente cobra unitariamente, isto é, por lâmpada, ou por quilo de bateria, ou por quantidade de toners, cartuchos, monitores.

A gente traz para o galpão, estoca até ter uma quantidade grande o suficiente para poder mandar para o nosso parceiro, que faz a descontaminação, a reciclagem do que foi descontaminado e o envio para o aterro, do que não pode ser aproveitado.

Vila Nova Conceição SP: Existem pessoas que recebem o material gratuitamente?

Fernando: Sim. Existem pessoas no mercado que pegam lixo eletrônico de graça e tem até as que compram, mas esses players, na nossa visão, não seguem todos os padrões corretamente e por vez ou outra não seguem todas as licenças para serem legalizados.

Lixo Eletrônico

Nossa equipe preparou uma série de matérias sobre o tema Lixo Eletrônico. A seguir os links desse conteúdo especial.

Lixo eletrônico: Você sabe o que significa?

1 milhão de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano

Campanha de Descarte Consciente de Lixo Eletrônico

SERVIÇO

Iniciativa: Loop Logística Reversa

Apoio: Site Vila Nova Conceição SP, Associação Amigos da Praça Pereira Coutinho, Colégio da Companhia de Maria e Escola Paulista de Dança.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo