abril 13, 2024 3:36 PM

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11 dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas

dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas


Preparamos 12 dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas. Sabemos que um dos maiores desafios para novos empreendedores é desenvolver uma estratégia de marketing. Estratégia que faça sentido para o seu negócio mas que caiba no seu orçamento.

Se você está nesse “time”… Anote aí! É necessário que você conheça o seu público alvo e consiga equilibrar o investimento entre as diferentes formas de mídia.

Preparamos algumas 10 dicas para que você consiga desenvolver um plano de marketing eficiente na sua empresa:

01 – Defina bem a sua estratégia

Com o orçamento definido, seja com uma agência contratada ou seu próprio time de marketing, é preciso avançar na definição da estratégia.

Vamos logo dizendo, não é uma parte fácil! Definição de persona, linguagem a ser utilizada, plataforma a ser utilizada, quantidade de inserções, mapeamento de palavras-chave e muito mais. Tudo isso deve ser definido nesta fase.

Lembre que a estratégia deve ser sempre analisada, mensurada e alterada se preciso. Entenda e acompanhe de perto tudo que esta sendo desenvolvido e suas métricas.

marketing digital ai press02 – Esteja atento ao conteúdo

Depois de entender quem é a persona para seu negócio, chegou a hora de produzir conteúdos. Busque entender as dores e preocupações da persona, isto ajudará ainda mais na construção de um conteúdo mais assertivo. O conteúdo gerado é tão importante quanto a estratégia.

Cabe a você estar atento as pautas propostas nessa fase e entender se aquela pode agradar a sua persona. É fundamental também entender as principais palavras-chave para o seu negócio. Assim pode-se criar conteúdos completos e assertivos para “rankear” bem para essas palavras.

Mas não adianta fazer conteúdo pensando em quantidade. O conteúdo deve ser interessante, útil e confiável  ao cliente, por isso deve-se observar se ele está alinhado a sua estratégia.

03 – Compartilhe, divulgue

Bom… persona e estratégia definida, conteúdo criado, agora é hora de divulgar. Você pode usar – e deve – as redes sociais, envie e-mails marketing. Faça com que seu conteúdo ganhe espaço e relevância na internet.

04 – Converse com seu cliente

É muito importante você saber que criar esses conteúdos é uma forma de conversar com o seu cliente. A ideia é que, com um bom conteúdo, ele interaja com sua empresa buscando ainda mais informações.

Você já tem uma linguagem própria? Então sempre responda seu cliente nas redes sociais, por e-mail, e se necessário entre em contato via telefone. Agora que seu cliente está com uma conversa com sua empresa, torne-a mais interessante.

5 – Seja criativo

O cliente quer e espera algo a mais. O consumidor está cansado de só ser impulsionado a compra por fotos de produtos. Busque trabalhar com campanhas criativas, procure entender o comportamento do seu público alvo e saiba o que funciona para eles.

6 – Não faça sozinho

É muito comum pequenas empresas dar prioridade ao baixo custo. Mas ter pessoas que entendem de Marketing Digital ajudando sua empresa nesta estratégia é o melhor caminho para o sucesso.

Trabalhar somente com uma equipe interna poderá limitar o seu entendimento de mercado. Neste caso, você corre um grande risco de sair frustrado se a ação não der certo.

7 – Invista de forma equilibrada

Avalie sempre a relação entre custo e retorno que cada mídia oferece. Muitas empresas são levadas a investir em locais que oferecem um maior alcance, mas isso pode não impactar o seu público alvo ou podem pesar no seu orçamento. É hiper importante equilibrar seus investimentos nas mídias mais eficientes para o seu negócio e acompanhar os resultados.

8 – Defina um orçamento para Marketing Digital

Mesmo em tempos de orçamento curto, separe um valor para investimento em marketing. Um valor inicial bem definido ajuda a não comprometer o orçamento de sua empresa. Aos poucos você pode avaliar os resultados que aquele investimento traz a sua empresa.

Desta forma você vai descobrir se vale a pena aumentar o investimento, ou mesmo mudar a estratégia, evitando assim grandes ações iniciais que podem consumir seu orçamento deixando sem recursos para mudanças de rumo.

9 – Procure materiais didáticos para ajudar nas estratégias

Na internet, o que não falta são materiais didáticos – praticamente para tudo nesse mundo. Blogs, webinars, e-books, whitepapers, vídeos, tudo isso disponível na internet e são incríveis fontes de conhecimento. Também pode procurar cursos de marketing digital.  Acredite, informação nunca é demais.

10 – Busque parceiros

Você já deve ter ouvido que “uma andorinha só não faz verão” . E é verdade, busque por empresas que que complementam seu produto ou serviço, podem surgir parcerias valiosas.

Se estas empresas também investem em Marketing Digital é importante também buscar visibilidade junto a eles, já que podem conversar com a mesma persona que a sua.

Pense também em citações destas empresas em seu site, blog ou uma rede social. Pense em criar uma troca de informações e ações que visam unir as estratégias, aumentando assim a visibilidade de ambas as empresas. Além disso, ter o seu site ou blog linkado por um parceiro relevante, pode ajudar no rankeamento pelo Google.

11 – Se possível, contrate uma boa Agência de Marketing Digital

Olha, sempre que possível pense em contratar uma agência. Parceiros são sempre importantes e no marketing digital não é diferente. Pesquise, entreviste, visite e converse muito com agências de marketing digital. Isso pode te ajudar na sua jornada.

Dica importante. Não se limite geograficamente na contratação de uma agência. Lembre que uma empresa no extremo do pais pode entender seu negócio e montar estratégias que serão vencedoras.

Uma agência poderá montar uma estratégia que cabe no seu bolso. Existem estratégias para empresas de todos os tamanhos, por isso com seu valor bem definido, ele servirá de norte para a empresa contratada, e aos poucos esta estratégia poderá aumentar.

Dicas Bônus:

Tenha paciência e persistência

Lembre-se: resultados do marketing digital não aparecem a curto prazo. Ganhar notoriedade e audiência na internet requer muita paciência para lançar estratégias, mensurar resultados e mudar estratégias que não apresentem bons resultados.

A médio e longo prazo, a empresa poderá ganhar uma audiência fiel na internet. O rankeamento orgânico conquistado dificilmente será perdido, mesmo que grandes concorrentes invistam pesado em conteúdo ou em SEO. Somente com o tempo eles estarão listados entre os primeiros.

Pronto para aplicar essas dicas em sua empresa?

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