Exposição fotográfica Ameríndios do Brasil no MorumbiShopping

O Brasil é rico em belíssimas paisagens naturais e dono de uma biodiversidade exuberante. O que se torna, sem dúvida, local dos sonhos para o trabalho de muitos fotógrafos de natureza.

Entre vários nomes, um que se destaca é o fotógrafo Renato Soares, fotógrafo e documentarista especializado no registro de povos indígenas, bem como da arte, cultura e biodiversidade do país.

E desta vez o fotógrafo faz uma exposição, denominada “Ameríndios do Brasil”, no MorumbiShopping, entre 19 e 30/04.

Esta mostra é sem dúvida uma oportunidade de conhecermos a diversidade das várias nações indígenas e suas culturas.

A exposição acontecerá no piso lazer, próximo ao elevador panorâmico, com imagens que registram o cotidiano dos povos indígenas diante da civilização conquistadora.

Os cliques valorizam sua riqueza cultural e rituais que atravessaram o tempo e nos transportam a um mundo tão perto quanto distante.

A exposição fotográfica será ambientada no interior de uma Oca cenográfica com luminárias de madeira, feitas pela Facho de luz.

A combinação desses detalhes com o acervo de imagens apresentadas na mostra, conduzirá o público à experiência vivida pelo artista, que já retratou mais de 40 etnias e compôs um imenso mosaico sociocultural, trazendo reconhecimento e valorização do brasileiro como um povo miscigenado que tem, não apenas no sangue, mas na raiz de sua civilização, grandes porções dessas culturas ancestrais.

“Já são mais de 25 anos de mergulho no universo indígena e serão necessários pelo menos mais 10, quem sabe 20 anos, para esquadrinhar e revelar a diversidade étnica dos povos originários do Brasil. Quero mostrar rostos, valorizar culturas, respeitar identidades, dar visibilidade. Quem não é visto corre o risco de ser esquecido! “, afirma o fotógrafo.

A exposição “Ameríndios do Brasil” levará ao público do MorumbiShopping a oportunidade de conhecer povos e culturas que resistem após mais de quinhentos anos e os diversos ciclos de exploração.

Hoje, existem no país 305 etnias, além das isoladas e ainda desconhecidas, que mantém vivas sua cultura e pelo menos 274 línguas próprias, que fazem do Brasil a nação com a maior diversidade sociocultural do planeta.

SERVIÇO

Exposição fotográfica “Ameríndios do Brasil”, por Renato Soares

Horário de funcionamento: de 19 a 30/04, de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 14h às 20h
Local: no piso lazer, próximo ao elevador panorâmico – MorumbiShopping
Entrada: Gratuita
Endereço: Av. Roque Petroni Júnior, 1089.
Site: morumbishopping.com.br

Comentários do Facebook

Deixe um comentário (Vamos adorar!)