Todos os anos, no mês de outubro, é realizada a campanha “Outubro Rosa”, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer de mama.
Vale lembrar que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo, e no Brasil não é diferente.
Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no no país, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva). O controle do câncer de mama é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011.
O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.
Câncer de mama: homens podem ter?
Sim. Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado em homens.
Câncer de mama: como previnir?
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
- Alimentar-se de forma saudável;
- Praticar atividade física regularmente;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar;
- Manter o peso corporal adequado.
Câncer de mama: quais os sinais e sintomas?
É muito importante que as mulheres observem suas mamas sempre, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em qualquer outra situação cotidiana. Pode ser sem técnica específica, apenas ficando atentas com pequenas alterações mamárias.
Os principais sintomas do câncer de mama são:
- Caroço (nódulo) fixo, endurecido, geralmente indolor;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alteração no bico do peito (mamilo);
- Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas);
- Saída espontânea de líquido dos mamilos.
Caso observe esses sintomas, a mulher deve procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. Mas essas alterações podem não ser câncer de mama, mas o importante é procurar um médico caso identificar esses sintomas o mais breve possível.
Câncer de mama: existe tratamento?
Sim, o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.
O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exames de mamografia para as mulheres em todas as faixas etárias. A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo já realizou 173.952 procedimentos, somente este ano, ajudando a identificar a doença que mais causa morte entre as mulheres.
Para fazer o exame, a mulher deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima. Após avaliação médica, caso exista necessidade, será encaminhada para a realização da mamografia em uma das 33 unidades do Hospital Dia da Rede Hora Certa espalhados pela cidade.
Aqui na Vila Nova Conceição se encontra a UBS Max Perlman, que além dos exames de mamografia, tem atendimentos básicos como: pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem, consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico e encaminhamentos para especialidades.
Como chegar
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!