abril 20, 2024 5:58 PM

Search
Close this search box.

O Projeto Por uma vida saudável entra no segundo mês de atividade com muita coisa boa acontecendo!

Nessa edição do Projeto Ação na Vila, eu Ilana Alves e Joacir Borges abraçamos a ideia de ter uma vida saudável, através de atividade física e mudança de hábitos alimentares.

O objetivo não é deixar comer, fazer uma alimentação rígida ou passar fome. O desafio está justamente em incluir na agenda do dia a dia um horário para se cuidar e cuidar da alimentação.

Para isso, a equipe do Vila Nova Conceição SP procurou especialistas na área de atividades físicas, nutrição, coach, alimentação e sucos.

Cada pessoa tem afinidade com determinadas atividades, por isso, tentamos incluir no projeto aulas diferenciadas para que as pessoas conheçam novas opções e tenham a possibilidade de saber o que mais lhes agrada. Para esse projeto temos aulas de Superioga, Power Ballet e Treino Funcional.

Com tanta novidade, esses últimas semanas foram de muitas mudanças. Continuar com as responsabilidades diárias e ainda e abrir espaço para mais um compromisso não foi fácil.

No começo dá preguiça, a gente se embola um pouco com os horários e até na alimentação a gente dá uma escorregada. Esse relato não é para desmotivar, mas sim para compartilhar que o começo nem sempre é fácil mas é preciso dar primeiro passo.

Projeto Por uma vida saudável
Coach Márcia Garcia, responsável pela Tag Coach, durante uma sessão para o Projeto Por uma vida saudável (Foto: Ai Press)

Segundo a Coach, Márcia Garcia, o segredo está em se organizar e se planejar. O Coach permite que cada pessoa avalie o próprio grau de realização nas questões sociais, pessoais e profissionais. A partir dai começa um trabalho de identificação do que pode ser feito para que haja harmonia entre todos esses aspectos. Essa mudança de hábito faz com que as pessoas consigam alcançar seu objetivo mais facilmente e melhor, de forma organizada e planejada. Só assim é possível se manter estável”, explica Márcia Garcia, responsável pela Tag Coach.

Refletir, avaliar e colocar em prática parece fácil, mas exige concentração, vontade e planejamento. Neste segundo mês a sensação é que as coisas vão se encaixando, as aulas começam a ficar mais prazerosas, a respiração começa a ajudar e o alongamento começa a aparecer!

Projeto Por uma vida saudável
Stella Krieger, Educadora Física e proprietária de BodyProjeto Por uma vida saudável Expression (Foto: Ai Press)

No começo a gente acha que não vai conseguir, mas Stella Krieger, Educadora Física e proprietária de Body Expression, afirma: “você sempre consegue, você tem que acreditar que você é capaz, todos somos capazes, você tem que chegar no seu limite, com o reino, com as aulas, vai melhorando e evoluindo e ficando cada vez mais forte, não só durante a aula, mas sua vida também, a cada aula dá para sentir a evolução”.

Além de prestar mais atenção para uma alimentação saudável, outra providência foi diminuir o açúcar. “O ideal é acostumar, adaptar o paladar para o sabor natural dos alimentos. O grande problema do açúcar não está relacionado a quantidade de calorias e sim ao metabolismo, o que ele vai fazer no seu organismo. O açúcar branco por exemplo não é alimento natural passou por etapas para ficar com aquela cor, tamanho e formato isso pode atrapalhar o metabolismo”, lembra Kátia Melo, Nutricionista Esportiva e Funcional.

Projeto Por uma vida saudável
Kátia Melo, Nutricionista Esportiva e Funcional (Foto: Ai Press)

Como ter uma alimentação saudável muitas vezes se torna difícil, nessa vida corrida que temos em São Paulo, estamos na rua, saímos de uma reunião e já entramos e outra, precisamos de uma ajudinha da preparação das refeições.

É nesse ponto que mais um parceiro aderiu ao Projeto, a Paula Castro, fundadora da Marmitável. Aos  41 anos, formada em direito, Paula, já  trabalhou em grandes empresas, até poder se dedicar ao seu negócio. Ela entrou para a área da culinária após passar por um problema de saúde, uma doença auto-imune confundida com um diagnóstico de câncer. “Na verdade tratava-se de um grave problema alimentar, causando disfunção e distúrbio hormonal, que gerava oscilação de peso, intolerância a glúten e lactose. Após uma fase de readaptação alimentar e restabelecimento de sua saúde, comecei a estudar e a buscar alternativas saudáveis para alimentação. Acabei me apaixonando pela culinária saudável”, explica Paula.

Projeto Por uma Vida Saudável
Paula Castro, fundadora da Marmitável (Foto: Ai Press)

Hoje, a Marmitável de Paula é focada em alimentação saudável e nos ajudar a manter a boa alimentação com a marmitas prontas para esquentar e comer. “A cozinha é muito mais do que simplesmente preparar pratos, é conhecer os alimentos, suas propriedades e funcionalidades e saber como usá-los para o bem da  saúde e do  equilíbrio e bem estar!”, finaliza Paula.

Os sucos da Doce Vida, parceiros desse projeto, também nos ajudam a equilibrar a alimentação e são um complemento das refeições diárias. Pela manhã suco Frutaê Mix, na hora do almoço Frutaê Detox Energia e no meio da tarde Frutaê Detox Equilíbrio.

doce-vida-vila-nova-conceicao
Da esq. para dir.: Joacir, Stella, Ilana Alves, Marcio Sidião, Tania Fukushima da Doce Vida (Foto: Ai Press)

E como ninguém é de ferro, vale uma vitamina de açaí ou o açaí com granola, uma vez por semana, que apesar de calórico é super nutritivo. E como nosso objetivo é qualidade de vida, não dá para se privar de coisas gostosas!

Outra atividade que entrou para o projeto foi o treino funcional, ministrado pelo Personal Gabriel Nelli. As terças e sextas, os treinos são abertos e Gabriel faz a atividade em circuito seja para fortalecimento ou queima de calorias.

Projeto Por uma vida saudável
Gabriel Nelli, Personal (Foto: Ai Press)

A sequência das atividades pode ser feita de várias formas como pular corda, fazer pequenas corridas entre determinados pontos, abdominais e polichinelo. Esses exercícios acionam os músculos e articulações de forma conjunta, desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória.

“A dica para quem está começando é trabalhar no limite de cada um. Parar, respirar e voltar a fazer. Meia hora de treinamento é um bom começo porque trabalhamos o corpo todo em conjunto. Em 1 mês a pessoa já começa a sentir diferença”, explica Gabriel Nelli.

Projeto Por uma vida Saudável
Esq.: Andreia Hayashida, Diretora da Escola Paulista de Dança. Dir.: Bruna Paoli, professora (Foto: Ai Press)

Para quem gosta de ritmo, o Power Ballet é o indicado porque é baseado em ritmos musicais. “Se o objetivo é trabalhar com a parte respiratória nós aceleramos a música e fazemos repetições mais rápidas. Se o objetivo for trabalhar a resistência, colocamos uma música mais calma e fazemos atividades para manter a posição. No Power Ballet variamos bastante a música, temos desde rock até ballet clássico, passando por forró, funk”, destaca Andreia Hayashida, Diretora da Escola Paulista de Dança.

Quer fazer Aulas Gratuitas com a gente? Veja os dias das aulas e preencha o formulário no final da matéria.

Aulas Gratuitas

Segunda, Superioga
Terça, Treino Funcional
Quarta, Superioga
Sexta, Treino Funcional e Power Ballet

Leia também: Projeto Ação na Vila, Edição Saúde: Por uma vida saudável

SERVIÇO

Body Expression
End.: Avenida Cotovia, 782, Moema
Tel.: (11) 5531-1649 / 5096-6093

Doce Vida
Site:  http://www.docevidaalimentos.com/

Escola Paulista de Dança
End.: Av. Lavandisca, nº 663A – Moema – SP.
Tel.: (11) 5051-2163
Site: www.epdanca.com.br

Gabriel Nelli Personal
Instagram:
@gabrielnelli.personal
Cel.: (011) 9.7618-5990
E-mail: gabriel_nelli@hotmail.com

Kátia M. Melo
Nutricionista Esportiva Funcional
Tel.: (11) 9.8825-7111

Márcia Garcia
Coach
Tel.: (11) 9.6645-7787
E-mail: marciagarcia@tagcoach.com.br

Preencha o formulário para se inscrever[contact-form-7 id=”15876″ title=”Formulário de contato 1″]

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo