Casas para alugar: Vantagens e Desvantagens


A procura de casas para alugar, o famoso aluguel residencial, teve uma alta em julho deste ano de 2017.

A Pesquisa Mensal de Locação do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) aponta um ligeiro aumento no valor médio do aluguel na cidade de São Paulo.

Apresentaram altas mais expressivas nos valores foram as unidades de 3 dormitórios, com aumento de 1% em julho. Para imóveis de 1 e 2 dormitórios, o crescimento variou 0,4% e 0,8%, respectivamente.

Casas para alugar: Vantagens e desvantagens do aluguel residencial

A maioria das pessoas não dão a importância devida à escolha do local em que vai morar. Antes mesmo de entrar no processo de encontrar uma casa, você tem pensar nessa grande decisão. Alugar ou comprar?

Abordando superficialmente o assunto parece que a decisão correta deve ser sempre comprar. A ideia comum é que quando se aluga uma casa ou apartamento, você está jogando dinheiro fora.

Em alguns casos alugar pode ser uma melhor escolha e em outros a melhor opção é a compra.

Apesar de parecer óbvio, você tem muitas vantagens e desvantagens para levar em consideração. Confira algumas delas:

Casas para alugar: Vantagens do Aluguel

Logo de cara cairemos na questão financeira. Verdade seja dita, alugar exige que se tenha menos dinheiro no banco. Você não precisa se preocupar alguns custos de transação. Em alguns casos, você nem precisa se preocupar em pagar uma entrada.

Outra vantagem é a manutenção. Este é um fator que muitas pessoas não consideram ao tomar a decisão de alugar ou comprar. A manutenção pode ser uma despesa significativa.

Para finalizar, trouxemos um ponto que muita gente procura: menos compromisso. Uma vez que o contrato acabar você pode se mudar para outro lugar. Não tem se preocupar com custos de transação. Teoricamente, não também precisa se preocupar com a condições do mercado. Apenas tem que encontrar um lugar que você gosta.

Casas para alugar: as Desvantagens do Aluguel

A desvantagem do aluguel é que você não está construindo patrimônio. Quando acabar o contrato, todo o dinheiro que colocou no aluguel… foi embora.

Em tempos de instabilidade econômica deve-se pensar nesse fato: o aluguel pode subir.  A casa que você encontrou pode se encaixar perfeitamente em seu orçamento agora, mas o que acontecerá se o seu proprietário do imóvel decidir elevar o aluguel no próximo ano?

Isso poderá colocar você em uma situação chata de ter encontrar um novo lugar para morar em um prazo curto. O “compromisso pequeno” que se tem em alugar um imóvel pode ser uma faca de dois gumes.

Vantagens de Comprar uma Casa ou Apartamento

Uma das grandes vantagens  de comprar casa própria é que, a cada mês, essencialmente uma parcela de seu pagamento está voltando para seu bolso. Você está Construindo Patrimônio.

Quando se opta pela compra de um imóvel tem que se pensar que haverá altos e baixos, mas a longo prazo você pode esperar que o valor do imóvel aumente. Quando você vender a sua casa toda a apreciação vai para seu bolso, o que é conhecido como apreciação de ativo.

Para muita gente o que faz mais sentido ao decidir comprar um imóvel é o “simples” fato de não ter que dar satisfação à outras pessoas do que irá fazer no imóvel – no caso de uma casa, claro.

Você é dono dela. Não há ninguém que possa dizer o que você pode ou não fazer em sua casa (bem… vamos “deixar de lado” as leis municipais, por enquanto). Você não tem que dar satisfação ao proprietário se decidir pintar uma parede de verde musgo e outra de lilás, no mesmo ambiente, por exemplo. Se é isso que você quer fazer, nada o impede – somente o bom senso.

Brincadeiras à parte, pensando a longo prazo, deve-se olhar para este fato: 0 pagamento é fixo (salvo juros em caso de parcelamento). Impostos sobre a propriedade e seguros é claro que irão subir ao longo do tempo mas o parcelamento fica muito mais previsível no caso de compra do imóvel.

Desvantagens de Comprar uma Casa ou Apartamento

Bem… se a conta bancária não está lá “aquelas coisas” a coisa pode ficar complicada. Você tem que ter o suficiente no banco para pagar os custos de transação e o pagamento da entrada.

Na maioria dos casos, você terá que obter aprovação para uma hipoteca, a menos que tenha dinheiro para comprar à vista. Logo, se este não for o seu caso, você vai ter que encontrar um banco para emprestar dinheiro para a compra.

Além disso, você precisa ter um emprego estável e uma pontuação de crédito “boa” com o banco escolhido para obter esse dinheiro. Isso significa que se tiver pagamentos em atraso ou cheques sem fundo no seu passado recente pode ser difícil encontrar um emprestador.

Ainda na lista das “desvantagens” de comprar um imóvel está o Compromisso a longo prazo. Se tiver qualquer razão para acreditar que você não ficará na casa por pelo menos 5 anos depois de compra então… comprar um imóvel pode não ser uma opção para você. Se tiver que vender dentro dos primeiros anos terá um prejuízo alto.

Para finalizar, de longe esta deve ser a preocupação maior para quem opta comprar um imóvel: Risco se perder seu emprego.

É algo que você deve considerar, e muito, na economia de atual. Se perder seu emprego e não puder se dar ao luxo de fazer o seu pagamento de hipoteca, é muito mais complicado sair da casa quando você é dono dela, ao invés de ser apenas inquilino.

Alugar ou Comprar é uma grande decisão que não deve tomada rapidamente. Vale lembrar que não há uma resposta única, uma receita, que dê certo para todo mundo. Depende totalmente de sua situação no momento.

Em caso de dúvidas, você tem uma opção a considerar. Consulte um especialista no Mercado Imobiliário.

Leia mais: Editoria Imóveis 

Deixe um comentário (Vamos adorar!)

Facebook Comments