Coworking X Home Office

Compartilhe com seus amigos com amor!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Até pouco tempo, fazer home office era uma das opções na hora de montar um escritório, principalmente para fugir do trânsito!

Com o passar do tempo, se constatou que trabalhar em casa não é tão fácil assim. A primeira coisa que se perde é o convívio empresarial, sem falar do networking que fica restrito.

coworking

Entrevista com Fabio Baptista no Coworking Office na Vila Olímpia. (Foto: Ale Silva / Ai Press)

Outros pontos importantes a serem avaliados são a disciplina e a organização para não confundir os trabalhos profissionais com os domésticos, e acabar dando aquela escapadinha para lavar o prato, organizar coisas fora do lugar, ou dar um jeito naquela roupa que precisa ir para a máquina….

“Se não se policiar, no final do dia, o trabalho foi dobrado e o rendimento empresarial caiu pela metade. Quem trabalha em casa sabe disso. É preciso ficar atento para que a rotina da casa não se sobreponha as obrigações do trabalho e acabe gerando angustia por não terminar nem uma coisa nem outra.” Lembra Fabio Baptista

Uma das saídas que, inclusive grandes empresários têm adotado, é o Coworking. Em entrevista para o Site Vila Nova Conceição SP, Fabio Baptista, Administrador do Coworking Office traz algumas dicas.

Vila Nova Conceição SP: Na prática, qual a diferença de fazer home office e trabalhar em um coworking?

coworking

Segundo Fabio, em um coworking um bom mobiliário com bons equipamentos agilizam o trabalho. (Foto: Ale Silva / Ai Press)

Fabio Baptista: Por melhor que seja a estrutura do escritório montado em casa, é preciso se policiar para não deixar com que as pequenas tarefas domésticas tomem tempo e energia profissional. Fazer algo em casa dá sempre à impressão de um trabalho mais caseiro, o que gera um ar menos profissional.

Um exemplo disso é quando, em determinado momento, um cliente pede uma reunião no seu escritório para conhecer suas instalações e se depara com um ambiente caseiro. Nessas negociações comerciais não é indicado que o cliente tenha contato com suas coisas pessoais.

Em um ambiente totalmente profissional, o próprio cliente tem mais garantia, tem mais segurança para fechar negócios. Mesmo sendo um espaço compartilhado, ele percebe que há um investimento profissional.

O coworking é isso. É a credibilidade, a facilidade de ter um escritório bem montado com os custos compartilhados.

Veja, O Google está em São Paulo em um dos edifícios mais caros do Brasil, fica na Avenida Faria Lima. Nos Estados Unidos, eles também investiram pesado na construção de um grande escritório. O Google é uma empresa de tecnologia digital, que poderia fazer tudo pelo computador e trabalhar de forma descentralizada, mas mesmo assim tem escritório.

A Microsoft age da mesma forma.

Não ter equipes juntas, com uma rotina profissional, pode acarretar em perda de produtividade.

O Conceito de escritório continua sendo importante. Talvez algum dia isso mude, mas não chegamos nesse ponto ainda.

Estação de trabalho. (Foto: Ale Silva / Ai Press)

Estação de trabalho. (Foto: Ale Silva / Ai Press)

Vila Nova Conceição SP: Qual a diferença entre montar um escritório próprio e trabalhar em coworking?

Fabio Baptista: O coworking é uma alternativa mais rápida e, normalmente tem um investimento inicial muito menor. Em um coworking a infraestrutura oferecida é um ponto importante. Muitas vezes, a pequena e média empresa, não teria acesso a uma boa estrutura, ou teria que investir muito de imediato.

Trabalhando em um coworking o novo empreendedor consegue concorrer em esquema de igualdade de condição com outras empresas maiores, desde a localização até a infraestrutura.

Além disso, o coworking permite que o empreendedor fique focado no trabalho e não tenha que se preocupar com a instalação de equipamentos, mobiliário, luminárias, cabeamentos de redes de telefonia, impressora ou internet, documentação de imóvel, recrutamento de secretária, de pessoal para a limpeza, enfim, com todos os itens necessários para que um escritório convencional funcione adequadamente.

coworking

Espaço Compartilhado. Estações individuais de trabalho. (Foto: Ale Silva / Ai Press)

Tudo isso tem um custo pesado para quem está começando e leva tempo até ficar pronto. No coworking a pessoa chega e começa a trabalhar.

É possível fazer um contrato de 3, 6, 12 ou 36 meses, sentir o mercado e, depois ter uma posição mais sólida de como está indo seus negócios.

Coworking é muito mais flexível.

Vila Nova Conceição SP: Então existem possibilidades diferentes de contrato?

Fabio Baptista: Sim. Tudo vai depender da necessidade de cada empresa. Existe a opção de estações individuais ou salas privativas que acomodam de 4 a 8 pessoas.

Outras possibilidades são: o Escritório Virtual, o Endereço Comercial, o aluguel de salas de reunião e a disponibilidade de auditório para eventos corporativos.

Vila Nova Conceição SP: O que é o escritório virtual?

coworking

Lounge com café, espaço para bater papo e fazer network. (Foto: Ale Silva / Ai Press)

Fabio Baptista: É a possibilidade de uma empresa utilizar o endereço do Coworking Office em seu site ou dar este endereço para receber correspondências.

Temos muitos advogados que estão no interior, mas precisam receber correspondências, então passam este endereço para facilitar a comunicação com os clientes de São Paulo.

Existem 4 possibilidades de escritório virtual.

• Escritório Virtual e Recebimento de Correspondência;
• Escritório Virtual, Recebimento de Correspondência e Atendimento Personalizado;
• Escritório Virtual, Recebimento de Correspondência, Atendimento Personalizado e Disponibilidade de salas de Reunião.

coworking

Auditório para eventos.

Vila Nova Conceição SP: O auditório também pode ser alugado?

Fabio Baptista: Sim. Auditório é para eventos corporativos. Ele tem capacidade para 60 pessoas, tem lounge, sala de apoio para 16 pessoas e bar.

Esse espaço é bem flexível. Atender evento corporativo, reunião, lançamento de produtos, palestras, treinamentos.

Nós inclusive temos expertise no planejamento de eventos, com gastronomia, som, telão, recepção, enfim toda a infraestrutura necessária para o sucesso na data.

Confira também:
Coworking: flexibilidade, baixo investimento, estrutura empresarial!
Planejamento em tempos de crise
14 dicas para escolher um coworking
Escritório Virtual: investimento que cabe no bolso!

SERVIÇO

Coworking Office
End.: Rua Tenerife, 31 – 4º Andar – Vila Olímpia, SP
Tel.: (55 11) 3044-0710 / 3847-8920
Site: www.coworkingoffices.com.br


Compartilhe com seus amigos com amor!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

POST A COMMENT.