Algumas marcas de carros comunicaram recall recentemente no Brasil.
Recall Mitsubishi
A HPE Automotores do Brasil Ltda. convoca os proprietários dos veículos Mitsubishi modelo Pajero Full, fabricados entre janeiro de 2007 e fevereiro de 2016, com números de chassis abaixo identificados, a agendarem com uma concessionária da marca a substituição do insuflador da bolsa de airbag do motorista.
Identificação dos veículos envolvidos
Anos 2007 a 2009 chassis com finais (não sequenciais) de 8JA00101 a 9JA01155
Anos 2009 a 2016 chassis com finais (não sequenciais) de AJA00101 a GJA01366
No comunicado, a empresa informa ter detectado a possibilidade de deflagração inadequada do insuflador da bolsa de airbag do motorista.
Durante uma colisão frontal que resulte no seu acionamento, poderá ocorre a ruptura da carcaça do insuflador da bolsa do airbag, com a projeção de fragmentos metálicos que poderão causar danos graves e/ou fatais ao motorista e aos ocupantes do veículo.
Para agendamento e mais informações, a Mitsubishi disponibiliza:
Telefone 0800 702 0404, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Email: sac@hpeautos.com
Site: www.mitsubishimotors.com.br
Recall Volvo
A Volvo Car Importação e Comércio de Veículos Ltda. convoca os proprietários dos veículos modelo XC90, fabricados entre 18/5/15 a 31/8/16, com números de chassis de YV1LFA2CCG1007703 a YV1LFA2CCH1128788, a agendarem com uma concessionária da marca a inspeção e, se necessário, a substituição da mangueira do dreno do ar-condicionado.
No comunicado, a empresa informa ter detectado que a água condensada que circula pela mangueira do dreno do ar-condicionado pode vazar para o interior do veículo.
Se o vazamento não for reparado, a umidade poderá afetar os sistemas elétricos do veículo, gerando diversas mensagens de falha no painel do automóvel, bem como a paralisação do motor, aumentando o risco de colisão traseira e/ou inoperância do sistema de controle dos airbags.
Estas falhas podem acarretar danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros.
Para mais informações, a Volvo disponibiliza:
Telefone 0800 707 7590, das 6h às 22h (todos os dias).
Email: mailsac.volvocars@volvocars.com
Site: www.volvocars.com.br
Recall Harley-Davidson
A Harley-Davidson do Brasil Ltda. convoca os proprietários das motocicletas Touring, modelos Electra Glide Ultra Limited e Street Glide Special, modelo 2016, fabricadas em 2015 e 2016, com números de chassis (não sequenciais) abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca inspeção do sistema de embreagem hidráulica e, se necessário, o devido reparo. Esta campanha amplia a que foi divulgada no dia 25 de julho.
Identificação das motos envolvidas
Modelo FLHTK – Electra Glide Ultra Limited chassis de 9321KELJ0GD605813 a 9321KELJ9GD679361 e de 9321KELJXGD605799 a 9321KELJXGD677831
Modelo FLHXS – Street Glide Special chassis de 9321KRMJ0GD607289 a 9321KRMJ9GD82993 e de 9321KRMJXGD605808 a 9321KRMJXGD683005
No comunicado, a empresa informa ter constatado possível formação de bolhas de ar dentro do cilindro mestre da embreagem hidráulica, em decorrência de uma reação química indesejada.
Este defeito poderá impedir o desengate da embreagem após longos períodos de inatividade.
Desta forma, ainda que o condutor acione a alavanca da embreagem ao ligar a moto, o sistema corre o risco de permanecer engatado, situação que poderá levar a queda do condutor, com eventuais danos físicos e materiais, inclusive a terceiros.
Para mais informações, a Harley-Davidson disponibiliza:
Telefone 0800 724 1188
Site: www.harley-davidson.com.br
Recall Peugeot
A Peugeot Citroën Automóveis Ltda. convoca os proprietários dos modelos Peugeot 308 e 408, abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária Peugeot a substituição do servofreio.
Modelo 308 / Data de fabricação 31/12/2015 a 4/4/2016 / Chassi GG018848 a GG023552
Modelo 408/ Data de fabricação 16/1/2015 a 17/3/2016/ Chassi GG19305 a GG021756
No comunicado, a empresa informa que a montagem inadequada do diafragma do servofreio possibilita, em alguns casos, perda de vácuo do sistema de assistência de frenagem.
Essa perda afeta a eficiência do freio, podendo endurecer o pedal do freio, aumentando a distância de frenagem, gerando risco de acidente, com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros.
Para mais informações, a Peugeot disponibiliza:
Telefone 0800 703 2424, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira
Site: www.peugeot.com.br
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São
Procon
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e diz que a empresa deve apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina a lei no Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações precisas sobre os riscos para o consumidor.
Recall – O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) em seu artigo 10, esclarece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante e que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito de reparo gratuito.
Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito , o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo “observações” do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!