Especialista do GRAACC orienta a prevenção do COVID-19 em crianças

Fique à vontade para Compartilhar com amor com seus amigos! ❤

Quando o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado no Brasil, uma série de medidas foram tomadas para tentar frear o avanço e o contágio do vírus, inclusive com o fechamento temporário de escolas e creches para proteger as crianças.

“Embora a incidência de casos desse tipo de vírus em crianças seja pequena, podendo ser inclusive assintomáticas, não devemos descartar a possibilidade de levarem o vírus aos mais idosos, por isso a prevenção é muito importante”, explica a Dra. Fabianne Carlesse, infectologista pediátrica do GRAACC, que cuida de casos de alta complexidade em crianças e segue padrões rigorosos no controle de infecções.

Os desafios do recesso escolar:

A transmissão do Covid-19 é feita principalmente por microgotículas de saliva, aproximação e contato com superfícies contaminadas. Este novo cenário, com as crianças em período integral no ambiente doméstico, exige cuidados redobrados. Evitar abraços e beijos, higienizar constantemente as mãos, brinquedos e aparelhos como controle remoto, celular e tablet, auxiliam a frear o avanço do vírus.

“Ensinar as crianças a se prevenir, de maneira lúdica, pode ser uma maneira de entreter os pequenos em casa. Além disso, é importante orientar que evitem ficar colocando a mão nas mucosas como nariz, boca e olhos”, orienta Dr. Fabianne.

Dicas para casa e escola:

-Crianças podem ser assintomáticas (com quantidade menor do vírus) e levá-lo principalmente para os avós, idosos. É indicado evitar esse contato;

-Evitar tocar nas mucosas como nariz, boca e olhos, que são portas de entrada do vírus.

-Ensinar a criança como se prevenir com ênfase na higienização correta das mãos.

-Evitar beijos, abraços e contatos diretos.

-Evitar compartilhar brinquedos, equipamentos eletrônicos e outros utensílios como copos e talheres.

-Evitar ambientes com aglomeração de pessoas.

LEIA MAIS: Quarentena Conheça aplicativos para auxiliar durante o período em casa.


Fique à vontade para Compartilhar com amor com seus amigos! ❤

POST A COMMENT.