abril 20, 2024 6:20 PM

Search
Close this search box.

O frio parece ter chegado e com ele, toda a vontade de usar as botas que estavam guardadas dentro de seu armário.

As mulheres têm hoje, uma infinidade de modelos de botas para escolher… over the Knee, altas, baixas, ankle boot, cano longo, de camurça, de couro, de verniz, salto grosso, salto fino, bico redondo, bico fino, bico quadrado…. Antes de escolher o melhor modelito, é preciso saber como cuidar da manutenção deste calçado que invade os looks invernais e dá um touch especial às suas produções, além de proteger seus pés da baixa temperatura.

A melhor maneira de guardar suas botas, é deixá-las em pé. No caso das de cano alto, recomendo o uso de suporte flexível (que você encontra em sapateiros). Este suporte faz com que o cano da bota se mantenha intacto e esticado. O couro é um material que tem memória, se você dobra o cano das suas botas, elas ficarão marcadas… e nunca mais voltarão ao normal. Esse comentário vale para todos os seus sapatos!

Cuidando bem de seus calçados, você estará proporcionando uma longevidade maior a eles e, consequentemente, não precisará adquirir todos os anos uma bota nova.

Mas, mudando de foco, quais modelos são os mais indicados para valorizar sua silhueta?

Botas – Ankle Boot

Ela é ótima para usar com calças do tipo skinny. Para as baixinhas, indico usá-las com calça na mesma cor ou em tons com pouco contraste, evitando o corte na silhueta.

Quando este modelo tiver salto mais fino, procure evitar o uso com leggings. Não cria um visual refinado. Prefira com botinhas baixinhas, tipo flat para este tipo de produção. E não se esqueça, quando usar legging, use uma malha mais larga e que cubra seu bumbum. Legging com bumbum aparecendo só na academia, e olhe lá!

Botas baixas ou do tipo montaria: Com cano alto, são confortáveis e podem ser super versáteis. A bota montaria pode vir na versão couro ou camurça. Aqui, siga a mesma regra, se for mais baixinha, evite usar com calças que façam muito contraste com a cor da bota. A montaria de camurça fica super estilosa com uma skinny de couro. Procure evitar um look total couro, para não ganhar um visual mulher gata… a camurça é ótima para quebrar essas produções com muito charme.

Botas – Over the Knee

Com cano acima dos joelhos, favorecem as mulheres mais altas e ainda dão uma sensualidade para as produções. Para usar durante o dia, invista em modelos com saltos rasteiros ou mais grossos. Para a noite, as de salto alto ficam lindas com saias e vestidos.

Salto fino, cano longo: Perfeitas para ocasiões mais formais. Quanto mais simples e tradicional o modelo, mais formal e clássica. O salto fino deixa o look mais elegante. Por ser um modelo mais refinado, evite usar com peças como leggings ou peças de ginástica.

Salto grosso: O salto grosso voltou e trouxe o conforto ´para os pés das mulheres que trabalham ou que têm o conforto como prioridade.

Por serem mais pesadas, elas são mais informais do que as botas de salto fino. Ideais para as mulheres mais cheinhas, o salto mais grosso proporciona maior sustentação.

Não são indicadas para ambientes formais mas são incríveis para você usar e abusar nos finais-de-semana.

Botas – Bota Western

Elas nunca saem de moda e são as queridinhas das modernetes de plantão, que as usam com vestidos mais larguinhos, dando um ar country às produções.

A bota western é super informal, não deve ser usada em ambientes de trabalho formais. A não ser que você trabalhe com moda ou em agências de propaganda e publicidade…. ou no Campo.

Alguns modelos em material como python ou crocodilo, trazem mais requinte ao visual com jeans. Mas antes de comprar, verifique se a fabricante têm o certificado do Ibama.

Botas – Botas cheias de tachas e detalhes

Elas são as peças statement do guarda-roupas. São aquelas que vão chamar a atenção para a parte de baixo do seu corpo. Tente equilibrar essas peças com algo colorido ou moderninho na parte de cima para não causar achatamento da silhueta quando as pessoas te olharem.

Se você adora ser diferente, invista em modelos inusitados, com asas, pom pons ou tachas. Minha predileta, a uncle da Sophia Webster faz meus olhos brilharem. E por último, e ainda deixando mil modelos de fora, as galochas! Elas salvam nossas vidas em enchentes, chuvas e temporais… e mantém nossos pés aquecidos e sequinhos!!! Um viva para as nossas rubber boots!!!

Seja lá quais forem suas escolhidas, lembre-se que nesta estação de “bota-fora” o que importa é você estar protegida e confortável.

vila nova conceicao

Cristiana Galotti, Publicitária formada pela FAAP, sempre foi apaixonada por moda. Adepta do estilo Hi-lo, trabalhou por 19 anos nas maiores editoras do País. Colunista de moda, Personal Shopper e Consultora de imagem, faz palestras em lojas de marcas conhecidas na Cidade de SP e também atende o Mercado Corporativo. Contato: cgalotti@hotmail.com

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo