abril 20, 2024 4:03 PM

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Marketing Digital: dicas para sua empresa

Dicas de Marketing Digital para sua empresa. Quem nunca ouviu na vida a frase “quem não é visto não é lembrado”, não é mesmo?! Mas será que apenas ser visto basta para que sua empresa prospere nos negócios?

Quando pensamos em comunicação, é inevitável pensar na internet. Mais de 3 bilhões de pessoas estão conectadas em todo planeta, no Brasil já chegamos a mais de 50% da população conectada na rede.

No mundo competitivo que vivemos, é importante saber ouvir e receber feedback para entender a arte de oferecer o que seu cliente quer.

marketing digital ai pressSer visto pelo seu publico-alvo é necessário sim, mas saber ouvir é fundamental. Para início de conversa, precisamos entender que se comunicar não é apenas transmitir sua mensagem ou mostrar suas ofertas pela internet afora.

E aqui é que mora a dúvida para quem tem uma empresa e quer divulgá-la. Por onde começar? Por qual veículo optar? Jornais? Revistas? Livros? Panfletos? Rádio? TV? E o tal de Marketing Digital?

O Marketing Digital é uma excelente alternativa para as empresas. Mas gera muitas dúvidas. Onde investir quando se trata em divulgar sua empresa na internet? Existe uma infinidade de canais para construir sua imagem na internet. Mas é preciso traçar objetivos, saber medir o alcance de suas publicações para poder tomar decisões que vão levar sua empresa adiante.

Redes sociais

Muita gente acha que as redes sociais vão acabar com outras formas de comunicação, mas as redes sociais devem complementar sua presença on­line e não ser sua única forma de divulgação.

O ideal é produzir conteúdo diferenciado para cada rede para fortalecer a autoridade de sua empresa no mercado que atua. Em cima disso, separamos algumas alternativas. Então, lápis e papel mão ou compartilhe o link na sua rede social preferida para não esquecer e bons negócios!!

Marketing de Conteúdo

Mas afinal de contas, o que é Marketing de Conteúdo? É uma das maneiras mais eficazes de engajar e impactar seu público-alvo, alcançar mais visibilidade na internet e aumentar as possibilidades de encontrar potenciais clientes.

Para isso, é necessário criar conteúdo relevante, e interessante, para que as pessoas tenham uma percepção positiva da marca e assim, consequentemente, aumentar a capacidade de gerar mais negócios.

Um dos pontos principais do Marketing de Conteúdo, que não pode ser esquecido nunca, é que a empresa deve se basear em estratégias bem estruturadas e organizadas para conseguir gerar resultados.

Muitas empresas acham que montar um blog corporativo e escrever posts e mais posts e publicá-los nas redes sociais irá trazer resultado a médio e curto prazo. E essa não é, definitivamente, uma boa ideia.

Visão geral da estratégia de conteúdo, planejamento, configuração das redes sociais, execução, divulgação do conteúdo e mensuração das métricas são passos mais que importantes dentro do Marketing Digital para se ter ótimos resultados.

Marketing Digital: Qual rede social usar?

Instagram 

É uma das redes sociais que mais crescem, conta hoje com mais de 500 milhões de usuários no mundo. Nessa rede social o que manda é a criatividade, aliada a textos curtos e com poucas hashtags. Para ter uma boa presença no Instagram é necessário divulgar fotos, ou videos, que tenham relação com o mercado que a empresa atua.

Outra dica é conferir as hashtags que estão em alta para ter destaque em uma verdadeira enxurrada de conteúdo. Vale lembrar que são, em media, 82 milhões de “looks do dia” e mais de 325 milhões de postagens diariamente na plataforma.

Facebook

Aqui o mundo pode parecer perfeito, “azul da cor do mar” como diz o ditado popular, mas é necessário muita estratégia. Abrir uma página (fanpage) é apenas o começo.

Pense em investir em anúncios patrocinados para ter melhores resultados, mas… lembre-se: além de direcionar seus anúncios para o público-alvo é fundamental ficar atento nas métricas para diminuir a chance de erros na comunicação e aumentar as possibilidades de negócios com campanhas em Marketing Digital.

Google Adwords

Calma, para quem nunca ouviu falar em Google Adwords, aqui vai uma breve explicação. É o serviço de publicidade do Google, que permite patrocinar anúncios de texto e de banners, direcionados com palavras-chave que estão sendo pesquisadas no maior motor de buscas do mundo, que é o Google.

Simples né? Hummmm… Para as empresas, ou profissionais, que desejam alcançar o almejado primeiro lugar nas páginas das buscas, vale lembrar que é importante planejar muito para ter visibilidade desejada, mesmo em forma de patrocínio.

Pense conosco, as pessoas usam vários dispositivos diferentes durante o dia, leem notícias no smartphone, assistem videos em seus tablets, pesquisam no laptop, e aqui é que encontramos o desafio: como encontrar as pessoas certas no momento certo?

O importante é você saber que pagar mais por uma determinada palavra-chave não basta para aparecer bem posicionado. Cada empresa precisa trabalhar a qualidade de seus anúncios. Dessa forma, a cada termo procurado, o Google oferece ao usuário uma combinação de resultados orgânicos (gratuitos) e anúncios pagos, que são conhecidos como links patrocinados.

Youtube

Os videos possuem grande relevância na estratégia de Marketing Digital e com eles as empresas tem grandes chances de impactar muitas pessoas. O Youtube se tornou o principal player de videos do mundo e, de quebra, é o segunda maior ferramenta de buscas na internet, perdendo apenas para o Google.

Fica a pergunta, você acha que é interessante promover seu conteúdo na plataforma?

Google Plus

Ainda dentro das “Ferramentas do Google” podemos contar com a Google Plus, ou G+ para os “mais íntimos”.

Essa rede social não é muito lembrada, mas tem uma vantagem que é contar com outra ferramenta, da mesma empresa, que é o “Meu Negócio”. Nela as empresas podem colocar em seu perfil informações relevantes que servirão com extensão nas buscas.

Snapchat

O Snapchat nasceu com a promessa de mais privacidade para seus usuários. Esses podem definir para quem entregar o conteúdo, quanto tempo ele estará ativo e, também, podem contar ainda com a possibilidade de visualizer quem salvou a imagem enviada.

Lançamento de novos produtos, concursos e promoções, distribuição de conteúdo exclusivo e interação com fãs da marca são algumas ideias para quem está pensando em usar a plataforma.

O publico que usa a essa rede social é jovem, portanto abuse da criatividade em seu uso.

Linkedin

Esta é a rede social voltada para negócios. Além de publicar seu conteúdo para as pessoas que seguem a marca. É possível criar grupos, páginas e discussões relevantes ao ramo de seu negócio, tudo isso com um grupo bem seleto, que é o publico que usa essa rede social.

WhatsApp

Mas é claro que não podíamos deixar de falar do app mais viciante de toda a lista, e porque não dizer do mundo. Pesquisas indicam que 33% dos usuários checam o celular toda vez que chega uma notificação e que pelo menos 72% das pessoas que usam o app checam as mensagens no aplicativo uma vez ao dia, pelo menos.

O WhatsApp conta com mais de 900 milhões de usuários, o que faz com que ele figure como uma ferramenta que desperta muito interesse das empresas. Afinal de contas, onde tem gente… tem oportunidade de negócios.

marketing digital ai pressA principal vantagem dessa rede social é a agilidade e eficácia nas trocas de mensagens. Essas podem ser feitas por grupos ou, mais eficaz, por Linha de Transmissão que traz a oportunidade das empresas se relacionarem individualmente com cada seguidor.

Ainda assim você tem dúvidas em relação ao potencial do Aplicativo? Então… pense em: Envio de promoções, realização de sorteios, envio de vídeos, áudios, envio de links para Landing Pages… Opa… mudou de ideia, não é?!!

Conclusão

Criar identidade, presença, relacionamentos, reputação são formas para se levar em consideração para sua empresa, pensando em Marketing Digital. A internet tornou mais democráticas as possibilidades para os que souberem tirar proveito dessas ferramentas.

Prospectar novos clientes é algo que todas as empresas podem, e devem, tirar proveito em um mundo onde as possibilidades parecem ilimitadas… E tudo isso é só o começo. Empresas, se preparem e bons negócios.

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