Moradores da Vila Nova Conceição enfrentam problemas com motoboys de aplicativos

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Desde outubro do ano passado, os moradores da Vila Nova Conceição estão enfrentando problemas com os motoboys de aplicativos de alimentação.

A reclamação chegou até o Portal depois que os próprios moradores nos procurarem para relatar o ocorrido na região.

Segundo os moradores, tudo começou na Rua Gararu esquina com a Rua Barra do peixe, quando os motoboys dos aplicativos Rappi, Uber Eats, Glovo e iFood estavam ocupando a região como ponto para aguardar as chamadas.

Outro local é a travessa da Afonso Braz e Diogo Jácome, onde inclusive os próprios moradores relataram que foram registrados em 40 dias 6 assaltos na região.

“Nós gostaríamos de entender como funcionam esses aplicativos de entrega, quais os requisitos para cadastramento dos motoboys, reclamações e o que essas empresas fazem para conter esse tipo de problema.” Questionam Sabrina Eid, Administradora do Condomínio UpScale, durante nossa entrevista, Fernanda Schiavo, Administradora do Condomínio Praça Vila Nova, Carolina M. Kaderli, moradora do bairro.

Mas, segundo os moradores, o maior problema dessa ocupação no bairro é a desordem dos motoboys que acabam ocupando calçados dos prédios, atrapalhando entrada e saída, deixando sujeito e fazendo uma total desordem. Um dos moradores relatou que eles fazem muito barulho e bagunça praticamente o dia todo.

Nossa equipe entrou em contato com as empresas de entrega indicadas pelos moradores para entendermos melhor como funciona esse trabalho.

Em Nota, as empresas nos deram as seguintes respostas:

iFood

“O iFood lamenta o ocorrido e informa que atua como marketplace que conecta restaurantes, entregadores parceiros e usuários. A empresa esclarece que seus parceiros de entrega são autônomos, ou seja, podem se cadastrar na plataforma para realizarem entregas de acordo com sua conveniência, e podem operar também por meio de outras plataformas. Sobre este caso pontual, a empresa enviará um comunicado aos parceiros para que não fiquem concentrados apenas em uma região. O iFood também recomenda e reforça aos operadores logísticos parceiros e aos restaurantes com entregadores próprios a importância do cumprimento da legislação e melhores práticas de trânsito.” 

“A Rappi esclarece que não incentiva, em nenhuma circunstância, comportamentos que interfiram no dia a dia de pessoas e estabelecimentos, nem o descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro. A startup oferece a profissionais autônomos a oportunidade de ganhar uma renda extra por meio da realização de entregas pelo aplicativo.”

Acompanhe a entrevista que fizemos com o iFood e com a Rappi

Glovo:

Vila Nova Conceição SP: Como é o processo de cadastro?

Glovo: Ele precisa comprovar que possui uma moto, comprovar que é habilitado para pilotar uma moto, não possuir antecedentes criminais e participar de uma palestra informativa presencial. 

Vila Nova Conceição SP:  Quais os requisitos para se cadastrar?

Glovo: Possuir uma moto, estar habilitado para pilotar uma moto e não possuir antecedentes criminais.

Vila Nova Conceição SP: As reclamações quando acontecem, como por exemplo, de lanche que chega frio ou todo quebrado/revirado, deve ser feita para o aplicativo ou para a casa que vende o produto?

Glovo: Ao final de cada entrega, o app solicita a avaliação do estabelecimento e do entregador.  Essas avaliações são analisadas e retro-alimentadas aos entregadores e estabelecimento, sempre preservando o anonimato e a confidencialidade dos dados do usuário.  Reclamações também podem ser feitas à Glovo, que concentra e trata essas informações ao estabelecimento para que este possa focar em preparar a comida ou o produto.

Vila Nova Conceição SP: Existem metas de entrega? Ou seja, exemplo, quem entrega até 3 lanches em uma hora recebe um bônus pelo App?

Glovo: não tem metas de entrega para seus entregadores, nem nenhum bônus vinculado a que o entregador realize pedidos, colocando a sua vida e a de terceiros em risco.  Nenhuma das mensagens divulgadas em reportagens recentemente eram da Glovo. Nenhuma delas.

Rappi

Vila Nova Conceição SP: Como é o processo de cadastro?

Rappi: Os profissionais autônomos que queiram se tornar entregadores parceiros da Rappi precisam se cadastrar na plataforma e apresentar os documentos necessários (RG, CPF e, em caso de optar por utilizar uma motocicleta, CNH e documento do veículo). Após o cadastro, precisam participar de uma palestra de capacitação e uma análise de perfil.

Vila Nova Conceição SP: Quais os requisitos para se cadastrar?

Rappi: Conforme falado anteriormente, é necessário RG, CPF e, em caso de optar por dirigir uma motocicleta, CNH e documento do veículo.

Vila Nova Conceição SP: As reclamações quando acontecem, como por exemplo, de lanche que chega frio ou todo quebrado/revirado, deve ser feita para o aplicativo ou para a casa que vende o produto?

Rappi: Esse caso pode ser reportado ao suporte da Rappi para que possamos avaliar exatamente onde houve algum problema – pode ser por parte do estabelecimento ou na entrega em si. Buscamos sempre recompensar o usuário quando percebemos que ele teve uma experiência negativa conosco.

Vila Nova Conceição SP: Existem metas de entrega? Ou seja, exemplo, quem entrega até 3 lanches em uma hora recebe um bônus pelo app?

Rappi: Não existem bônus atrelados ao tempo percorrido. Entretanto, existem alguns tipos de promoções em situações e dias específicos, como em dias de chuva, para estimular os entregadores.

Nossa equipe entrou em contato com o Uber Eats, falamos com a Assessoria de Imprensa, mas até a divulgação desta matéria não recebemos retorno.

 


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