As rotatórias verdes construídas em áreas de cruzamentos aqui no bairro têm o objetivo de garantir a fluidez dos veículos sem a necessidade de espera dos semáforos.
Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda têm dúvida sobre as regras de circulação das rotatórias e se confundem quanto à preferência de passagem. Isso além de gerar dúvida, pode causar engarrafamentos e pior… acidentes!
Por isso, é importante atenção e cuidado.
Mas, afinal, como garantir a correta utilização da rotatória?
Primeira dica: o simples cumprimento da sinalização já seria suficiente para resolver esses pequenos embates de preferência.
Praticamente todas as rotatórias da cidade possuem uma placa de “Pare”, em frente a cada um dos entroncamentos e/ou “Dê Preferência”, em uma placa próxima a rotatória.
O que diz a lei?
A LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, traz no art. 29 as regras com relação ao trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação. O Código é claro e diz que o motorista obedecerá às seguintes normas:
I – a circulação far-se-á pelo lado direito da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas;
II – o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;
III – quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:
- a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;
- b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;
- c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;
Circular na rotatória
Significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.
No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita.
Ainda existirá aquele que perguntará o que fazer na inusitada situação de todos os quatro veículos chegarem exatamente ao mesmo tempo aos acessos da rotatória.
Neste caso, é preciso uma dose de gentileza no trânsito para resolver o impasse.
O condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas
É importante lembrar que o desrespeito à placa é uma infração gravíssima, prevê multa e o acréscimo de sete pontos na CNH.
Gentileza
Temos as leis para gerir a circulação do trânsito, mas nem todas as situações podem ser resolvidas somente pela regra.
Cabe ao motorista ser gentil e ceder a passagem para aquele que estiver à sua direita. Assim que o primeiro veículo entrar na rotatória a regra já poderá ser aplicada.
Seta
A seta é outra regra que deve ser colocada em prática pelo motorista. Ela vai sinalizar a intenção de direção a ser tomada. Isso previne acidentes, já que cada motorista consegue entender melhor a direção do outro veículo.
Portanto, ela – a seta – deve ser usada sempre que o motorista for mudar a direção, seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa.
Como acontece aqui na Vila Nova Conceição, que ao sair da rotatória o motorista tem diversas possibilidades de rotas. Ao sinalizar sua intenção de direção, facilitará o entendimento do motorista ao seu redor.
Outro problema que percebemos aqui no bairro é a entrada de veículos na rotatória enquanto outros estão parados em uma das saídas, impedindo a passagem de carros. Essa prática acaba engarrafando a rotatória e as ruas adjacentes.
Mais uma vez a Gentileza pede passagem!
Faixa de pedestre
Vale lembrar ainda sobre o respeito à faixa de pedestre. Quando não há semáforo, a circulação de veículos é constante e muitas vezes intensa, por isso, a atenção com o pedestre deve ser redobrada.
Outro ponto importante: nas grandes rotatórias, há mais espaço, portanto a circulação de veículos é maior e a distância a ser percorrida pelos pedestres nas faixas também aumenta.
Assim, o respeito ao pedestre deve sempre prevalecer.
Lembre-se: não dar a preferência ao pedestre na faixa é uma infração grave e prevê multa e cinco pontos na CNH.
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!