abril 20, 2024 5:01 PM

Search
Close this search box.

Atualmente, as técnicas de implante de prótese de mama evoluíram muito e já é possível escolher o formato e a espessura do silicone ideal para cada mulher. A forma pode ser redonda (baixo, moderado, alto), anatômica (gota) e cônica. O conteúdo pode ser de silicone ou de soro fisiológico, sendo que no Brasil a mais utilizada é a de silicone.

A superfície da prótese de mama pode ser lisa ou texturizada. E o volume da prótese de mama também pode ser escolhido de acordo com o seu desejo. O preço de uma prótese de silicone varia de acordo com as marcas no mercado. É fundamental que o médico a auxilie na escolha do tamanho ideal e lhe apresente as marcas de maior credibilidade com licença da ANVISA.

Existem três técnicas mais comumente utilizadas para implantes de prótese de mama: a inframamária onde a prótese é inserida pelo sulco mamário; a peri areolar, que a prótese é implantada por meio de uma incisão semicircular na borda da aréola; e a axilar que é pela prega da axila. Além disso, a prótese pode ser colocada abaixo da glândula mamária ou abaixo do músculo peitoral. Cada método tem suas vantagens e desvantagens e são discutidas na consulta médica.

Cuidados e restrições no pós-cirurgia

Para garantir o resultado, você vai precisar de calma para retornar a rotina. Veja como é a evolução, em média:

• Repouse em casa nos primeiros dois ou três dias.
• Você pode voltar ao trabalho depois de aproximadamente 7 a 20 dias (dependendo da sua atividade).
• Evite lavar o cabelo sozinha na primeira semana.
• Retira-se os pontos de sete a 14 dias após a cirurgia, quando necessário.
• Você deve dormir de barriga para cima.
• Evite levantar os braços acima da linha dos ombros durante duas semanas.
• Não dirija por 20 dias para não haver deslocamento da prótese caso aconteça algum acidente.
• Você pode voltar a fazer bicicleta ou caminhar na esteira após quatro semanas, contanto que mexa o mínimo possível os braços e o tórax.
• Natação, ioga, tênis ou musculação para membros superiores só ficam liberados depois de três meses.
• Tomar sol só após seis meses da cirurgia com muito filtro solar. A exposição sem proteção só é permitida depois de um ano. Isso evita cicatrizes escuras.
•A utilização de um sutiã específico para o pós-operatório é fundamental para uma boa evolução e o mesmo será indicado pelo seu médico.
• O resultado final aparece entre três e seis meses. Antes disso, não considere definitivos o tamanho e a consistência das mamas, pois elas ainda estarão inchadas.

Importante!

Para garantir seu bem-estar e saúde, nunca faça um procedimento médico com um profissional que não tenha as devidas qualificações. Na dúvida, consulte o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: www.cirurgiaplastica.org.br e veja se o seu médico é realmente um cirurgião plástico da sociedade.

Dra AlessandraDra. Alessandra Giammarusti Watase Del Claro, CRM SP 87707, é cirurgiã plástica, com graduação em medicina e residência em cirurgia geral e plástica pela Faculdade de Medicina do ABC. Possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (RQE 25720) e especialização em reconstrução de Mama pelo Hospital Pérola Byngton Centro de Referência da Saúde da Mulher – São Paulo. Atualmente atua na Clínica Ilúmina, localizada em Moema. É professora assistente da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina do ABC. Escreve mensalmente para o Site Vila Nova Conceição SP.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo