Praça Dom Gastão Liberal Pinto

Compartilhe com amor para seus amigos!

Conhecer a história do bairro, além de seus aspectos históricos e culturais, é uma forma de preservar sua memória e acompanhar seu desenvolvimento.

Hoje, a equipe do Portal Vila Nova Conceição SP contará a história de Dom Gastão Liberal Pinto, nome dado à Praça localizada entre a Av. Brigadeiro Luís Antônio e a Rua Floriano Peixoto, região do Itaim Bibi.

Local de bastante movimento, passagem de muitos carros e pessoas. E justamente por esse motivo muitos passam e mal percebem a grande estátua construída em homenagem a Dom Gastão Liberal Pinto.

Praça Dom Gastão

Estátua construída em homenagem a Dom Gastão Liberal Pinto (Foto: Ai Press)

Praça Dom Gastão: a história

Dom Gastão Liberal Pinto, nasceu em 22 de Abril de 1884 na cidade de São Paulo, cresceu sob os cuidados de seus pais, Adolpho Augusto Pinto e Generosa da Costa Liberal, e iniciou os estudos sacerdotais precocemente.

Formou-se em Direito Canônico na Universidade Gregoriana de Roma, e chegando em São Paulo, exerceu diversas funções em inúmeros cargos, como, lente de Direito Canônico e de Teologia Moral no Seminário Episcopal do estado, defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese, Capelão Militar da Força Pública de São Paulo e do Exército, além de ser Pároco de Santa Efigênia e Vigário Geral da Arquidiocese.

Justamente por suas contribuições por meio da atividade religiosa, assumiu a posição de Bispo titular, eleito pelo papa Pio XI, em 24 de março de 1934, tornando-se o segundo Bispo Diocesano de São Carlos em 15 de outubro de 1937.

Dom Gastão, também fez parte da história da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) logo no início de sua criação, em agosto de 1946 após a fusão da Faculdade Paulista de Direito com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento.

O cardeal da cúria metropolitana de São Paulo, dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, criador da universidade, nomeou dom Gastão como o primeiro reitor, justamente por seu vasto conhecimento das tendências políticas e filosóficas além da influencia que exercia positivamente sobre os estudantes, mas o mesmo veio a falecer 14 dias após sua posse, em outubro de 1945 no Palácio Episcopal, localizado na Rua Nove de Julho.

Dom Gastão Liberal Pinto, foi um homem que dedicou sua vida ao desenvolvimento acadêmico e religioso, e que faz hoje, parte do bairro Itaim Bibi através da praça dom Gastão Liberal Pinto, que atualmente desgastada pelo tempo e pelo caos urbano, passa por despercebida mas que possui assim como outros logradouros espalhados pelo bairro um grande contexto histórico, cultural e social.

Jefferson Rozeno

Fontes:
http://www.diocesesaocarlos.org.br/bispos-anteriores/

http://www.pucsp.br/linha-do-tempo#1942

http://www.itribuna.com.br/blogs/Efemerides-do-Bispo-da-Bondade/2015/11/ingresso-no-seminario-menor-de-sao-carlos/47895/

Livro A caminhada da esperança – https://books.google.com.br/books
http://www.pucsp.br/65anos/download/pucsp_65anos.pdf


Compartilhe com amor para seus amigos!

Deixe um comentário (Vamos adorar!)