Você já deve ter ouvido, ou lido, alguma coisa sobre Realidade Virtual, ou VR. Opa… ainda não?! Bem… calma! Estamos aqui para te ajudar.
Realidade Virtual é uma tecnologia que tem objetivo recriar a sensação da realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Uauuu… Essa definição da Wikipédia é um tanto assustadora, não é mesmo?
Mas Realidade Virtual é uma tecnologia que é capaz de enganar os sentidos do usuário, por meio de um ambiente virtual criado a partir de um sistema de computador. Mas como isso acontece?
Isso acontece quando o sistema introduz efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.
Para isso, essa interação entre indivíduo e software é realizada em tempo real com o uso de técnicas e de equipamentos que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.
Embora essa tecnologia não seja exatamente nova (em 1962 Morton Heilig inventou o Sensorama, que consistia em uma cabine que combinava filmes 3D, som estéreo, vibrações mecânicas, aromas e ar movimentado por ventiladores) 2017 é um ano que traz muitas novidades nesse campo.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, muitos aplicativos já estão abusando do uso da realidade virtual – ou VR – como forma de se aproximar cada vez mais de seu público.
Estamos em uma era que podemos contar com aparelhos cada vez mais robustos, e contando com isso, a realidade virtual tem a intenção de transportar as pessoas para ambientes ricos em imaginação e tão convincentes quanto o mundo real.
Muitos podem achar que Realidade Virtual é algo que apenas os games podem tirar proveito, mas ela pode também revolucionar tarefas do dia a dia.
Os vídeos em 360º já são sucesso na internet e a sensação de pertencimento ao cenário gerada por esses vídeos é tanta, que muitas vezes os usuários acabam acreditando na veracidade da história ou cenário onde está sendo inserido.
Mas não é somente para fins de divertimento e entretenimento que a realidade virtual tem sido explorada.
Ela já ganhou força em outras áreas e vem sendo bem aproveitada em diversos ramos. Para Maria Fernanda Lauret, editora de vídeos 360 graus, a realidade virtual possibilita o impulso de diversos outros setores.
Confira nossas dicas para utilizar a Realidade Virtual nos mais diversos ambientes:
Arquitetura – No espaço da construção, tanto para arquitetos como para designers, a realidade virtual permite habitar espaços em três dimensões. As imagens geradas reduzem o tempo gasto na criação de layouts e desenhos, diminuindo custos e aumentando a segurança.
Simular o mundo real permite a criação de edifícios e espaços – da iluminação e pavimento até as fundações – além de possibilitar o teste dos ambientes antes de os construir. Profissionais da área, por exemplo, podem realisticamente entender como alguém é capaz de sair do edifício rapidamente em caso de uma emergência.
Engenharia – a realidade virtual permite que os engenheiros de automóveis sejam capazes de testar a segurança dos veículos em um ambiente virtual antes de fabricá-los.
Além do processo de construção, grandes empresas de automóveis, como a Ford, a Volvo e a Hyundai usam a realidade virtual nas vendas de seus produtos.
Jornalismo – Vídeos 360 graus também podem ser usados para a produção de vídeos de notícias e documentários, possibilitando uma matéria mais realística e de total imersão que envolve o espectador.
A sensação é de que os usuários participam interativamente das histórias em meio aos cenários noticiados.
Medicina – Médicos e odontologistas já estão usando a realidade virtual para preparar estudantes de medicina, em situações como cirurgia e tratamento de dores.
Dessa forma, os erros são permitidos sem causar nenhum impacto real a pacientes, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades.
No caso do uso na medicina, a realidade virtual pode ainda ajudar na recuperação das funções do corpo. Um estudo feito durante um ano, pela Duke University, encontrou enormes benefícios da tecnologia para paraplégicos.
Negócios – Empresas estão começando a adotar o uso da realidade virtual para reduzir custos no orçamento: em vez de realizarem viagens para uma reunião, elas podem aproveitar a tecnologia para a realização de conferências.
Com VR, é possível executar entrevistas, dar passeios e prever tendências. Outras empresas também se beneficiam da tecnologia para testar segurança e funcionalidade de produtos sem arriscar a saúde de seus funcionários.
Psicologia – Profissionais da área estão usando a tecnologia VR para aumentar a potencialidade da terapia tradicional.
O objetivo é encontrar tratamentos eficazes para doenças como: Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT), ansiedade e distúrbios sociais.
Nos Estados Unidos, mais de 40 milhões de adultos sofrem de ansiedade. O jogo de realidade virtual Deep – “uma versão digital de um exercício diafragmático” – foi criado para ajudar esses indivíduos a lidarem com o medo e ansiedade.
Por meio do uso de um cinto que monitora a respiração, o jogo coloca o usuário em um ambiente natural e os orienta com exercícios de respiração da barriga, para acalmar os usuários em cerca de cinco minutos.
Turismo – Na indústria de viagens, até o momento, o foco da realidade virtual tem sido oferecer experiência em 360 graus de destinos ou produtos. Ou seja, a tecnologia permite que o cliente tenha contato com o destino antes mesmo de visitar o lugar almejado presencialmente, aumentando a experiência do viajante.
Portanto, agora é só tocar em frente e dar um mergulho nessa realidade, mesmo que ela seja Realidade Virtual.