Saúde bucal: cuidados com a saúde da boca no inverno

O inverno está chegando e logo teremos dias mais gelados. As temperaturas mais baixas trazem alguns efeitos para a saúde bucal. Por isso, é importante ficar atento a alguns cuidados. A equipe do consultório Lira Odonto nos deus quatro dicas para minimizar os danos do inverno na Saúde Bucal.

Lábios rachados

É muito comum os lábios ficarem ressecados durante o inverno por causa da baixa umidade do ar. Apesar de ser um problema relativamente simples e comum, muitas pessoas insistem somente em cuidados paliativos e esquecem que esse pode ser um sinal do corpo. Ou seja, é um dos resultados da diminuição no consumo de água, que sempre é menor no inverno, causando desidratação não só para os lábios, mas para o organismo em geral. Beber a quantidade normal de água, mesmo em dias frios, é de suma importância.

Para tratar os lábios ressecados, junto com o consumo de água, uma solução caseira e rápida é passar mel e deixar agir durante a noite. Além disso, há diversas soluções em dermocosméticos para auxiliar se o problema se agravar.

Sensibilidade

O ar frio entra na boca e pode ter o efeito de um gole de água gelada. É mais comum para as pessoas que tem o hábito de respirar pela boca, mas a sensação do frio acontece para todos. Embora seja uma dor breve, a sensibilidade tem tratamento, inclusive uma alternativa é a laserterapia.

Cuidados diários

É fato que só de imaginar a água gelada da pia já dá preguiça, não é mesmo? Mas os cuidados diários não podem passar batidos de forma alguma. Escovar os dentes e passar o fio dental sempre após as refeições é fundamental.

Bebidas quentes

No frio nada melhor que um chocolate quente, um chá pela manhã, sopa ou caldo no jantar e não há nada de mau nisso. É importante ressaltar, também, que bebidas quentes não oferecem risco de trincar os dentes, porém o choque térmico sim. Então, se consumir algo muito quente, deixe que a temperatura volte ao normal para consumir algo gelado.

Leia mais em Vila Nova Conceição SP

Deixe um comentário (Vamos adorar!)