abril 13, 2024 5:10 PM

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Água não pode faltar durante o carnaval. Seja para se manter hidratado ou se refrescar!
A Sabesp durante o carnaval colocou cerca de 700 profissionais em regime de plantão 24 horas para atender os serviços prestados durante esta temporada de verão.
No feriado de Carnaval, além das equipes operacionais, veículos específicos estarão disponíveis para manutenções diversas. As equipes estarão espalhadas pelas noves cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Segundo a Sabesp, a empresa também tem adotado medidas para manter em pleno funcionamento o sistema integrado de abastecimento de água da região, como melhorias contínuas nas captações de água, equipamentos de bombeamento, estações de tratamento, centros de reservação e tubulações para adução e distribuição. O fato de ser integrado possibilita ao sistema direcionar a água entre os municípios, de acordo com a demanda. Com isso, o investimento aplicado em uma cidade beneficia indiretamente todas as demais.

Água no Litoral

De acordo com a empresa, em 2015 foram investidos cerca de R$ 60 milhões na Baixada.

Em Guarujá, o centro de reservação (CR) localizado no distrito de Vicente de Carvalho dobrou sua capacidade antes mesmo das festas de fim de ano, de 5 para 10 milhões de litros de água tratada.

Segundo o superintendente da Baixada Santista, João Cesar Queiroz Prado, a avaliação feita dos feriados de Natal e Ano foi muito boa. “Nessa temporada a elevação das temperaturas, que atraiu milhares de turistas para as festas de fim de ano, ainda mantém alta a ocupação das cidades litorâneas. Seguiremos com o planejamento traçado para manter o conforto daqueles que curtem a estação mais quente do ano em nossa região”, explicou João Cesar.
 
Pelas expectativas das prefeituras municipais, Guarujá, que tem 311,2 mil habitantes – conforme dados do IBGE, julho/15 –  espera receber desde o início da temporada até a semana do Carnaval cerca de 2,5 milhões de pessoas; e Praia Grande, com 299,2 mil habitantes, estima 4 milhões até fevereiro.
 
A Central de Atendimento da Sabesp seguirá funcionando diariamente, durante 24 horas, nos telefones 195 ou no 0800 055 0195. A ligação é gratuita.

Água – Dicas para usar de forma racional

Medidas simples tomadas pelos visitantes que chegam ao litoral durante a temporada de verão podem ajudar a manter sem problemas o consumo de água dentro de um imóvel.
 
Deve ser verificado se o registro do imóvel está aberto, se as contas de consumo foram pagas e, por último, providenciar previamente a lavagem da caixa d’água (medida que deve ser tomada a cada seis meses).
 
Dentre as situações mais comuns identificadas pela Sabesp nesse período e que impacta no abastecimento é a superlotação dos imóveis, quando as instalações internas não atendem ao número de pessoas de forma adequada.

São vistoriadas casas projetadas para até cinco pessoas, abrigando de 20 a 30 pessoas. Por isso a importância das caixas  d’água, que devem estar adequadas às características e aos ocupantes do imóvel para garantir o consumo interno de água, independentemente ao abastecimento público por, no mínimo, 24 horas.

Trata-se de um equipamento obrigatório, previsto em legislações municipais e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Mais informações: site.sabesp.com.br

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