março 23, 2024 4:06 PM

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A Sabesp lançou um aplicativo gratuito para que qualquer pessoa relate um vazamento de água ou esgoto pelo celular ou tablet.

A ferramenta permite que sejam enviadas fotos mostrando o que aconteceu, o que vai agilizar no reparo. Além disso, com o uso do GPS do aparelho, o usuário poderá apontar com precisão o local em que viu o vazamento.

O aplicativo estará disponível para celulares que tenham sistema operacional Android ou iOS, os dois líderes em utilização no país. Qualquer pessoa poderá baixar gratuitamente a ferramenta e enviar seu relato de vazamento com foto. A indicação, por enquanto, funcionará para as cidades atendidas pela Sabesp na Grande São Paulo e na região de Bragança Paulista.

Aplicativo

Ao abrir o aplicativo, o usuário acessa uma tela com as opções de vazamento de água ou esgoto. Depois de feita a opção, ele poderá digitar o endereço do problema ou, se estiver no mesmo lugar da ocorrência, permitir a localização pelo GPS do celular. O aplicativo tem capacidade para receber até três fotos do vazamento, que são enviadas com os demais dados da reclamação.

Com o GPS, a localização será precisa, inclusive para pontos sem nome de rua ou sem numeração, por exemplo. A ferramenta será comparada com o sistema de georreferenciamento da Sabesp. Ou seja, ao abrir o chamado, o usuário permitirá instantaneamente que a companhia saiba que tipo de tubulação existe naquele ponto.

O usuário terá de enviar ao menos uma imagem, o que vai agilizar o atendimento. O técnico da Sabesp verá a dimensão do vazamento, se ele é de água ou esgoto e que tipo de terreno ou piso existe no local, o que determinará qual equipe e quais materiais serão usados no reparo. Assim que a reclamação é cadastrada, o cliente recebe automaticamente o protocolo de atendimento e depois poderá acompanhar a solução do caso.

Além do aplicativo para celulares e tablets, é possível relatar vazamentos pela Agência Virtual, no site da Sabesp (www.sabesp.com.br), ou pelos telefones 195 (na Grande São Paulo e Região Bragantina) ou 0800-055-0195 (demais cidades do interior e litoral). A ligação é gratuita, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.

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