Especialista esclarece sobre as micoses durante o verão

Fique à vontade para Compartilhar com amor com seus amigos! ❤

No verão que o corpo fica mais exposto e o contato com o sol e o suor causado pelo calor excessivo são alguns dos responsáveis por irritações, vermelhidões ou mesmo doenças na pele.

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo aponta que as consultas com dermatologistas em hospitais e ambulatórios estaduais paulistas aumentam cerca de 20% em janeiro e fevereiro quando comparadas com os demais meses do ano.

“Ninguém quer que o verão seja sinônimo de problemas, mas para isso é necessário redobrar os cuidados com a pele na estação”, afirma a dermatologista Dra. Anarosa Sprenger, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Uma recomendação é secar cuidadosamente as regiões de dobras do corpo, como axilas, dedos dos pés e virilhas, e usar roupas secas são algumas das indicações para evitar as micoses, que nada mais são que infecções causadas por fungos.

Uma das principais regiões afetadas pelas micoses são as unhas, as onicomicoses. Por parecerem inofensivas num primeiro instante, o maior risco delas é levar a uma infecção secundária por ser uma porta de entrada para as bactérias.

Um estudo do Observatório Nacional de Onicomicose (ONO) de 2014 com 7.852 pacientes revelou que 53% dos entrevistados apresentavam um histórico de doenças causadas por fungos, sendo 28% de micose de unha.

“Elas atingem com frequência a região das unhas nesta época do ano. Andar descalço em pisos públicos, vestir sapatos fechados no calor e utilizar chuveiros compartilhados são algumas das causas para a micose contaminar as unhas”, alerta a médica.

O tratamento vai depender do tipo de micose e será determinado pelo dermatologista, podem ser combinados a cremes, loções, talcos e antifúngicos orais, dependendo da intensidade do quadro micótico.

LEIA MAIS: Sociedade Brasileira de Diabetes apresenta dicas para montar uma lancheira saudável.


Fique à vontade para Compartilhar com amor com seus amigos! ❤

POST A COMMENT.