abril 20, 2024 4:36 PM

Search
Close this search box.

Lixo eletrônico. Você sabe o que significa? Não confunda com spam!

Para detalhar esse tema, o Site Vila Nova Conceição SP em parceria com a Loop, empresa do segmento de soluções sustentáveis para o descarte de Resíduos Eletroeletrônico, elaborou uma Campanha de Descarte Consciente aqui na Vila Nova Conceição e também preparou uma série de matérias sobre o tema.

A Associação Amigos da Praça Pereira Coutinho também abraçou essa ideia e apoia a Campanha.

Para iniciar esse Conteúdo Especial, é importante definirmos em primeiro lugar, o que é Lixo Eletrônico.

lixo eletrônico vila nova conceição
Carcaças de computadores que serão enviadas para reciclagem. (Foto: Ale Silva / Ai Press)

Quando falamos em lixo eletrônico, nós estamos nos referindo a equipamento obsoleto, equipamento inservível, lixo eletroeletrônico, resíduo eletrônico, ou mais comumente chamado de lixo eletrônico. Ou seja, todo resíduo produzido pelo descarte de equipamento eletrônico.

Existem duas formas de definir um objeto que, com o término da vida útil, pode ser considerado lixo eletrônico. Primeira: todo equipamento que funciona com energia elétrica. Segunda: utiliza pilhas e baterias para ligar. Podemos também incluir nesse pacote as lâmpadas de qualquer potência ou formato.

Todos eles são dispositivos que grande parte da população tem acesso. Atualmente, principalmente nos centros urbanos, os materiais eletrônicos como celulares, computadores e tabletes fazem parte do dia a dia das pessoas.

Também estão nessa grande lista, calculadoras, controles remotos, batedeiras, micro-ondas, liquidificadores, televisores, impressoras, ventiladores e por ai vai…

Estudo da ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, aponta que o Brasil já estaria gerando cerca de 1 milhão de toneladas anuais de lixo eletrônico. A projeção parte de 2013 (918 mil toneladas) e vai até 2020 (1,09 milhão de toneladas), considerando ainda que haveria um pico na geração desses resíduos entre 2016 e 2017 (1,2 milhão de toneladas).

A lei nº 12.305 de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê a redução na geração de resíduos, propondo a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar a reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

lixo eletrônico vila nova conceição
Fernando D’Imperio em entrevista sobre Descarte Consciente de Lixo Eletrônico. (Foto: Ale Silva / Ai Press)

Diante desse problema, Fernando D’Imperio que é Engenheiro Ambiental, Morador da Vila Nova Conceição e Sócio Fundador da Loop procurou o Site Vila Nova Conceição SP e propôs uma parceria para colocar em prática uma Campanha de Conscientização para Descarte Consciente de lixo eletrônico.

Nós topamos na hora! Esse é um tema que vem ao encontro dos nossos objetivos e casa com uma de nossas Editorias “Meio Ambiente” que nasceu justamente com o propósito de trabalhar informações de interesse público sobre um tema nobre que está intrinsecamente ligado ao nosso dia a dia.

Nesse bate papo, Fernando explicou detalhadamente vários itens desse assunto delicado que tem inclusive pontos polêmicos como a questão da segurança da Informação Digital e a cobrança para que empresas e, inclusive pessoas físicas, façam a destinação correta de seus equipamentos.

Fernando nos recebeu na Loop e explicou todos os detalhes que você confere nesta Matéria Especial, separada em vários episódios.

Acompanhe…

Vila Nova Conceição SP: Fernando, qual a situação do lixo eletrônico?

Fernando D’Imperio: No Brasil, gera-se 1 milhão e 400 mil toneladas de lixo eletrônico por ano. Uma média de 7 quilos por habitante por ano, em todo o Brasil.

São Paulo, na verdade a região sudeste no geral, tem um padrão de consumo muito maior, talvez estejamos próximos do consumo dos Estados Unidos que são 22 quilos por habitantes por ano ou do Japão que são 17.

De qualquer forma é muito lixo eletrônico que está disperso por ai.

Parte desse lixo eletrônico oferece risco de contaminação. Então, ele precisa ser tratado com mais cuidado.

Vila Nova Conceição SP: De que forma o lixo eletrônico pode prejudicar a saúde?

Fernando D’Imperio: Dá para dividir o lixo eletrônico em dois grandes grupos: o grupo de contaminação direta e o de contaminação indireta.

No grupo de contaminação direta estão todos os equipamentos que cairem no chão e ao quebrarem vão contaminar rapidamente o ambiente e quem estiver perto.

O exemplo disso é lâmpada fluorescente. Se ela cair no chão e quebrar, se afaste, porque ela vai liberar um vapor de mercúrio que tem dentro dela e, mercúrio é cancerígeno, além de causar problemas nos rins e no cérebro.

A mesma orientação vale para pilhas, baterias e monitores, tanto os de tela plana quanto os de tubo, os dois são perigosos. Esses são equipamentos que quando violados causam contaminação.

lixo eletrônico vila nova conceição
Fernando explica que como acontece a contaminação quando um monitor é descartado incorretamente. (Foto: Ale Silva / Ai Press)

O monitor de tubo tem um pó fosfórico na tela que é envolto por um vidro de chumbo fechado a vácuo. Quando esse vidro é quebrado o pó é liberado e quem estiver por perto vai aspirar. Se ele ficar espalhado na rua a chuva vai levá-lo para a sarjeta e consequentemente vai contaminar a água.

Os equipamentos de contaminação indireta são, por exemplo, um ventilado, um computador, uma impressora. Se esses equipamentos caírem no chão e partirem em 10 pedaços, na hora não vão oferecer riscos à saúde.

Mas com o tempo, se o descarte for indevido, esse material vai acabar ficando exposto ao tempo, e em razão do processo de lixiviação (chuva ácida que é um fenômeno natural) esse material vai contaminar o meio ambiente e consequentemente prejudicar a saúde humana.

Vila Nova Conceição SP: Mas qual é exatamente o processo de contaminação nesses casos de equipamentos de contaminação indireta?

Fernando D’Imperio: Isso acontece, porque a chuva ácida (e em São Paulo ela é muito mais ácida), acaba solubilizando os metais da solda e dos componentes eletrônicos, ou seja, esses metais são dissolvidos na água, e levados para o solo, contaminando, assim, o lençol freático.

No caso dos equipamentos que são jogados nas calçadas em ruas, com a chuva ácida, esses metais são levados para a sarjeta que desemboca diretamente para a rede de esgoto e vai parar nas represas.

Vila Nova Conceição SP: Mas o tratamento de água não elimina esses metais?

Fernando D’Imperio: Os tratamentos de água não tratam metais pesados, eu estive na Sabesp esses dias e posso dizer com propriedade.

Então, jogar lixo eletrônico indevidamente contamina a água de uma forma que ainda não estamos preparados para tratar. Esse é um problema ambiental sério.

Vila Nova Conceição SP: E o solo, é possível ser descontaminado?

Fernando D’Imperio: Esse é um processo caríssimo. O melhor mesmo é não fazer.

Vila nova Conceição SP: Por que é difícil conscientizar sobre o descarte de lixo eletrônico?

Fernando D’Imperio: As pessoas não enxergam periculosidade nos equipamentos eletroeletrônicos, por isso colocam na rua.

O catador também não tem conhecimento de riscos, só está interessado no que pode gerar receita para ele.

Quando entregamos uma TV velha para o catador, ele abre o monitor, porque atrás dele tem cobre, e com isso acaba se contaminando com o pó que acabamos de falar.

Depois de pegar o cobre, esse catador deixa o monitor no meio da rua. No nosso Instagram tem infinitas fotos do que a gente chama de flagra, que são situações assim. Esse procedimento também é feito com lâmpadas.

Não existe a consciência que esses produtos oferecem riscos e também por uma questão, imagino de marketing, os produtores não comunicam isso. Por exemplo, ninguém vai por na lâmpada uma caveira. Com isso vão vender menos.

Esse foi uma parte do bate papo com Fernando D’Imperio, Engenheiro Ambiental, Morador da Vila Nova Conceição e Sócio Fundador da Loop Logística Reversa.

Como cuidar desses materiais? Este é um problema somente do Brasil? O que está sendo feito com o lixo eletrônico até agora?

Na próxima edição da Matéria Especial Campanha de Descarte Consciente na Vila Nova Conceição vamos abordar esses itens.

Lixo Eletrônico

Nossa equipe preparou uma série de matérias sobre o tema Lixo Eletrônico. A seguir os links desse conteúdo especial.

Lixo eletrônico: Você sabe o que significa?

1 milhão de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano

Campanha de Descarte Consciente de Lixo Eletrônico

SERVIÇO

Iniciativa: Loop Logística Reversa

Apoio: Site Vila Nova Conceição SP, Associação Amigos da Praça Pereira Coutinho, Colégio da Companhia de Maria e Escola Paulista de Dança.

 

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo