Mapaa: Meio Ambiente e Proteção Animal

Compartilhe com amor para seus amigos!

Mapaa: Meio Ambiente e Proteção Animal. Quem não gosta daquele cãozinho ou aquele gatinho fofo que costumamos ver em comerciais de tv, não é mesmo?

Diz um ditado popular “o cão é o melhor amigo do homem”. E é verdade! Muitas pessoas, realmente os humanos, cuidam com muito amor e carinho seus pets. Mas, como tudo nessa vida, existe um porém…

Proteção animal Vila Nova Conceição

O carinho que transforma, o contato que gera amor e proporciona benefícios mútuos. Foto Mapaa.

Alguns acabam não tendo esse mesmo cuidado e tratam cães, e gatos, como “coisas”, como objetos. Parece exagero? Pare e pense se nunca conheceu alguém que comprou um cãozinho, e quando começou um relacionamento amoroso com outra pessoa resolveu deixar de lado o bichinho por que o parceiro não curte animal… ahhh… lembrou, né?

Pois é… Infelizmente nem todas as pessoas levam em consideração os sentimentos dos animais.

Estima-se que existam mais de 200 milhões de cães abandonados no mundo, um número que evidencia a dimensão de um problema global que merece a atenção de médicos veterinários, de órgãos governamentais e de toda a população.

O alerta é feito pela Associação Mundial de Veterinária (WVA), em uma ação da campanha voltada para a conscientização a respeito de questões de bem-estar animal que afetam o planeta.

Outra pesquisa, da Organização Mundial da Saúde mostra que, em grandes centros, há um cão para cada cinco habitantes e cerca de 10% deles está em estado de abandono. Diante de um quadro tão preocupante, aparece a dúvida: o que fazer para ajudar quando diagnosticar um abandono?

No estado de São Paulo, existem diversas ONGs e instituições especializadas no resgate e tratamento de animais. Cães e gatos são medicados e passam por uma espécie de ‘pronto-socorro’ onde recebem todos os cuidados necessários quando chegam das ruas para serem levados a um processo de adoção.

Instituto MAPAA (Meio Ambiente e Proteção Animal) 

O Instituto MAPAA (Meio Ambiente e Proteção Animal) é um exemplo dessas Ongs. Fundada em 2011, com objetivo de trazer à sociedade civil uma entidade que tenha suas forças voltada ao combate das origens sistêmicas dos problemas de descaso e maus-tratos aos animais.

Todo empenho do Instituto é motivado pelo bem-estar e pelos direitos dos animais, e também, resgatar a consciência da aquela pessoa que por algum motivo e infelizmente mantém o animal em más condições de vida, expressão conhecida popularmente por maus-tratos e abandono animal.

Maltratar animais é crime

É isso mesmo, maltratar animais é crime, previsto pelo Decreto de Lei 24.645 e pela Lei Federal 9.605-08. Portanto, mãos à obra.

O MAPAA recebe denúncias através do e-mail: denuncia@mapaa.org.br, no site ou em seus perfis do Facebook e Twitter.

Proteção animal Vila Nova Conceição

Mapaa durante resgate. Foto: Mapaa.

O trabalho realizado pelo Instituto Mapaa, e seu sucesso é exclusivamente possível através das doações recebidas de todo o Brasil.

Segundo o Mapaa, são os colaboradores que através de suas doações, mantém a autonomia e o compromisso de suas atividades, acreditando e apoiando a sua atuação.

“A missão do MAPAA é trabalhar pela construção de caminhos e pela desconstrução de obstáculos, colaborando assim, com um país em que animais e, também os recursos naturais sejam tratados com atenção, direito, respeito e consciência”, Mikael Freitas, Fundador do Instituto Mapaa.

De acordo com o Instituto, uma das suas principais ações é o resgate de animais que estão em situação emergencial.

Para os resgates, o Instituto MAPAA conta com um carro adaptado ao transporte de animais, equipado com caixas de transporte de diversos tamanhos, além de cobertor, focinheira, luvas, kit de primeiros socorros e guias. Tudo para manter a segurança.

Após o recolhimento do animal, a providência é levar os animais aos centros Veterinários, onde os primeiros cuidados serão prestados.

Conversamos com Mikael Freitas que nos contou como é feito esse trabalho, de terapia assistida, tão importante para os animais.

Proteção animal Vila Nova Conceição

Os animais, como todos os seres vivos também precisam de carinho, amor, atenção, alimentação e respeito! Foto: Mapaa.

Trata-se de um trabalho central dentro do Mapaa, que é espetacular, é a terapia assistida por animais. Este projeto visa à possibilidade de, junto de seus cães, levar a quem precisa dos benefícios do bem-estar a convivência com outras formas de vida que nos traz.

O MAPAA dispõem dentro de seu portal, o Adote um Bichinho, lá você acompanha a história de vida de cada um dos animais. Bob é um deles, foi resgatado no final do ano de 2016, na Zona Leste de São Paulo. Encontrava-se debilitado, desnutrido, desidratado e anêmico, como se não bastasse uma lesão no focinho, com os cuidados do Mapaa, Bob se recuperou, hoje é um animal dócil e está apto para adoção.

A campanha conta com a participação de artistas e pessoas influentes que tenham na sua família um animal adotado.

Nesta parceria do Adotar É Mais, já participaram: Sabrina Sato, Paulo P. A. Pagni (RPM), Danilo Gentili, Vanessa Mesquita, Cauê Moura, Alexandre Rossi (Dr. Pet). Entre outros.

Proteção animal Vila Nova Conceição

A felicidade ao iniciar uma amizade sincera para a vida toda! Foto: Mapaa.

O portal do Mapaa também conta com o link Faça Uma Denúncia. Ao fazer a denúncia você automaticamente leva aos conhecimentos do Mapaa animais que estão sofrendo maus-tratos ou correndo risco de vida. Lá está todo o procedimento de como realizar a denúncia, você pode enviar a denúncia anonimamente, o sigilo é absoluto.

As doações são a única fonte de renda que mantém o MAPAA, portanto, quando você doar, estará contribuindo para que esse trabalho continue salvando outras vidas.

O MAPAA conta também, com o projeto Pet-terapia que atende instituições de tratamento de câncer, doenças neurológicas e, lares de descanso de idoso, levando a visita de seus cães terapeutas para as salas de convívio.

O Instituto desenvolveu uma campanha, Adotar É Mais. Pois esta iniciativa visa tirar os diversos animais abandonados nas ruas do Brasil, dando a eles condições de vida melhor.

MAPAA possui ainda o Vetmovel, uma clínica veterinária móvel, equipada para atendimentos e campanhas de castração. Com um ônibus completamente adaptado e preparado com uma equipe excelente, conta também, com centro cirúrgico de primeira linha preparada para fazer cirurgias em qualquer lugar do país.

Amor Na Caixa – Ajude a Cuidar de um bichinho

Essa é a maneira adotada pelo MAPAA para receber as doações destinadas aos cães e gatos necessitados, os produtos a serem doados são; rações, remédios, roupas, cobertores e produtos pet.

Encontre o ponto de coleta mais próximo de você, pois esses pontos de recebimentos são parceiros que se dedicam em prol dos animais: Luz da Vila, Pizza da Mooca, Pet Marche, BrewDog Bar, C.A. Bode Lôko (Med. Vet. FMU).

SERVIÇO
Denúncia de maus-tratos: denuncia@mapaa.org.br
Dúvidas, críticas e sugestões: faleconosco@mapaa.org.br
Mais informações: http://www.mapaa.org.br/institucional/

“A proteção animal é uma ação que deve ser feita por todos nós. Defender a vida em todas as suas formas é uma responsabilidade social e está nas mãos de cada um de nós!” Portal Vila Nova Conceição SP.

Por Lucas Batista e Ilana Alves

Veja mais em Meio Ambiente Vila Nova Conceição SP


Compartilhe com amor para seus amigos!

Deixe um comentário (Vamos adorar!)