Cochilo é uma palavra “mágica”!! Atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquele sono no meio de uma reunião com o chefe, depois do almoço, e nunca desejou um cantinho confortável para um cochilo rapidinho.
De uma necessidade à uma empresa que vem crescendo a cada dia, o Cochilo começou como uma ideia de satisfazer todos aqueles que necessitam tirar aquela soneca depois do almoço, para relaxar antes ou depois daquela reunião cansativa, e até para descansar e guardar energia antes daquele happy hour depois do expediente.
Com cabines individuais, temperatura ambiente, luzes e musicas relaxantes… tudo para garantir a melhor soneca do dia, e ainda tomar aquele cafezinho ou chocolate quente para retomar a rotina.
Nossa equipe foi conhecer o Cochilo na região do Itaim Bibi, pertinho da Vila Nova Conceição – SP, e conversou com a equipe Alicia e Adriana, que são proprietárias da empresa, para saber de quem foi a ideia e quais o planejamento da marca.
Vila Nova Conceição SP: Como surgiu a ideia de montar o cochilo? Esta é a primeira unidade?
Alicia: Aqui no Itaim é a Terceira. O cochilo surgiu de uma necessidade interna, meu marido gosta muito de cochilar. Há um tempo atras ele teve uma reunião bem longe e não pode dar o cochilo por causa de atrasos. Com isso ele percebeu que o dia realmente foi um dia perdido, não rendeu. E a noite, procurando na internet algo que poderia servir nessas horas e não encontrei nada. Foi quando nós procuramos o domínio “cochilo.com.br” e estava livre e no dia seguinte eu disse: “Marcelo, registra porque pode ser um bom negocio daqui pra frente”
No final de 2010 pra 2011 nós começamos a parte jurídica e burocrática e a montagem das cabines também que foi montagem nossa.
Em 2012, nosso objetivo era montar essas cabines dentro das empresas, pois o cochilo surgiu para essa finalidade mas nenhuma das empresas não nos deram oportunidade. Fomos atrás de grandes empresas como a Nestlé e a Bayer mas não obtiveram interesse.
Mas nós precisavamos testar o serviço, então tivemos a ideia de abrir a primeira loja piloto na Rua Augusta, próximo a Avenida Paulista
Vila Nova Conceição SP: Mas por que a Rua Augusta?
Alicia: Foi uma maneira da gente procurar a “muvuca” de SP. A Rua Augusta não dorme. E muitos estabelecimentos são 24hrs. Tivemos o apoio do proprietário de uma Galeria e nós abrimos nossa primeira loja com quatro cabines. Infelizmente a galeria fechou após 1 ano.
Foi quando nós decidimos ir para o centro da cidade inaugurar nossa primeira loja com 20 cabines, que foi quando nós realmente começamos o nosso negócio, e recebemos clientes de outras empresas. Percebemos que abrimos nosso negócio no lugar certo, no centro da capital. Nesse meio tempo, a Adriana gostou da ideia e sugeriu que nós abríssemos no Itaim.
Vila Nova Conceição SP: Então essa ideia nasceu de uma necessidade. Como foi os primeiros passos?
Adriana: Na verdade, eu também tenho hábito de cochilar todos os dias depois do almoço. Estava há 3 anos morando em um bairro onde não me adaptei, pois minha vida é toda para cá (Itaim e Moema) e tinha dias na semana que eu não tinha tempo de ir para casa almoçar. Então quando eu tinha que ir para Moema, acabava dormindo dentro do estacionamento antes de ir para algum compromisso.
Eu já tinha ouvido falar em algum lugar sobre o cochilo e fui procurar na Internet algumas palavras “hora certa, soneca, cochilo” e foi aí que eu achei o site da empresa, liguei para Alice e começamos a conversar. Nesta época, Alicia e Marcelo estavam começando a montar a loja no centro. Quando ficou pronto, fui lá conhecer e já comecei a pesquisar um lugar aqui na região, pois já achava um lugar de bastante concentração de empresas.
Vila Nova Conceição SP: Como é essa realidade pro Itaim? O Cochilo foi bem aceito de inicio?
Alicia: Não podemos dar certeza ainda, o Cochilo é muito recente. As pessoas ainda estão conhecendo, toda semana aparecem novos clientes, alguns dando “palpites”, mas estamos no momento em que algumas pessoas ainda estão com o pé atrás por conta das crise e talvez não estejam procurando coisas novas, acredito que seja uma fase.
Todos os nossos clientes (Itaim e Centro) saem muito satisfeitos. Algumas pessoas que tem preconceitos em questão do espaço ou higiene, acham que o ambiente é coletivo, sujo, dormem em redes (risos), pensam que é um “muquifo” principalmente na região do Centro. Mas quando conhece, percebe que é completamente diferente. Já aqui no Itaim, os cliente tem uma visão diferente.
As pessoas acham que cochilar é sinônimo de ser preguiçoso e temos que acabar com esse paradigma.
Vila Nova Conceição SP: Quem é o perfil do consumidor deste serviço aqui no Bairro?
Adriana: Tem algumas clientes que vem toda semana, pedem a cama reta, permanecem de 15 a 20 minutos para meditar. Aqui no Itaim, a maioria dos nossos clientes são homens com idade entre 30 a 40 anos que atuam no mercado financeiro, agências de publicidade, escritórios de advocacia. O tempo que eles costumam permanecer nas cabines é em torno de 30 a 45 minutos, mas é muito relativo. Depende do dia, na quinta e sexta-feira o tempo de permanência é aproximadamente 1h30.
Vila Nova Conceição SP: Qual o tamanho das cabines?
Alicia: As cabines possuem 2,60 de comprimento por 1,20 de largura e 2,10 de altura. São ao todo 17 cabines individuais e privativas
Vila Nova Conceição SP: E se vier uma mãe com uma criança, pode dormir junto?
Alicia: Neste caso, vai uma questão de bom senso, e no momento nós iremos perceber se haverá algum problema ou não. Teve algumas mães que vieram amamentar seus filhos, e algumas crianças que adoram as cabines. Quando o cochilo estava no início lá na Rua Augusta, todo final de semana vinha uma família – pai e filhas- e cochilavam nas cabines enquanto a mãe fazia compras no Shopping Center 3.
Mas se a gente suspeitar de alguma coisa, nós tomamos alguma providência, mas caso contrário, não há problema nenhum.
Vila Nova Conceição SP: Os clientes precisam marcar hora? Ou só chegar para garantir uma cabine para descansar?
Adriana: Por enquanto ainda não precisam, mas futuramente vai precisar. Estamos em busca de investidores e uma das propostas que nós temos é aplicação em um novo site, um site mais interativo e um aplicativo para smartphones para os clientes fazer reservas, obter informações sobre o sono.
Vila Nova Conceição SP: Quais são os itens que o cliente pode solicitar enquanto estiver nas cabines?
Alicia: Os clientes podem solicitar um cobertor mais pesado para aqueles que possuem um sono mais profundo; um aromatizador relaxante de sua preferência; temos também as mascaras para olhos com aromas relaxantes; pijamas personalizados para os clientes que usam trajes sociais e se preocupam em não amassar a roupa; um Yoganidra (para técnicas de Yoga) A maioria dos itens estão disponíveis na Unidade Centro, mas já estamos providenciando todos os acessórios pra Unidade Itaim.
Vila Nova Conceição SP: Sobre o termo “Cochilo, cochileiro e cochilante”, você é proprietária e se classifica como cochileira, por que?
Alicia: A gente faz essa brincadeira porque é muito bacana criar termos, então ficou: Cochilo que é o nome do lugar, cochilódromo que é aonde ficam as cabines – talvez seja o primeiro “cochilódromo” de São Paulo – , cochilante que são as pessoas que vem dormir (quase o mesmo que viajante), e as cochileiras, que são as funcionárias que tomam conta do cochilódromo e dos cochilantes.
Vila Nova Conceição SP: Sobre o negócio: desde a primeira idéia, planejamento, site, gastos com equipamentos, mão de obra, organização, abertura de firma até a finalização, o Cochilo se classifica em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte?
Alicia: Como o Cochilo ainda é uma empresa recente, então estamos aprendendo como iremos passar a empresa para frente. Hoje nós estamos planejando avançar com o Cochilo nas empresas e parar com esse paradigma, e foi nossa ideia inicial. Com a força das nossas três lojas, criamos o nosso nome e mídia espontânea fortíssima, isso deixou a empresa mais encorpada. Mas ainda precisamos quebrar este preconceito.
Nós hoje estamos criando algumas alternativas onde o parceiro investidor tenha uma resposta mais rápida, por isso que não abriremos nenhuma loja antes de começar com nossas cabines nas empresas. É tudo muito novo, o investimento é grande, mas para ser viável, precisamos transformar em uma necessidade real, onde é levar o Cochilo nas empresas.
Por Ilana Alves e Karen Gomes.
SERVIÇO
Cochilo
End.: Rua Joaquim Floriano, 871 Conj. 21/22 Itaim Bibi, SP
Tel.: (11) 2597-6486
Site: www.cochilo.com.br
LEIA MAIS NOTÍCIAS EM VILA NOVA CONCEIÇÃO SP. O Portal Via Nova Conceição SP faz parte da Rede SP de Notícias. Há 7 anos, conectando pessoas, gerando valor!