abril 13, 2024 4:25 PM

Search
Close this search box.

Saneamento já pode soar estranho e tão distante de nós que vivemos em grandes centros urbanos, não é mesmo?!

Mas queremos alertar que essa a falta de saneamento é um grande problema, mesmo ainda hoje, em todo o Brasil.

Só para ter ideia, 35 milhões de brasileiros não tem acesso a água tratada. Apenas 40% dos esgoto gerado no país é tratado, segundo Diagnóstico Ministério das Cidades/ SNIS 2014 e Instituto Trata Brasil.

Mais de 70% das doenças que levam a internação são decorrentes de problemas do contato com águas contaminadas.

A situação tem se agravado, pois os rios brasileiros estão aumentando o nível de poluição. O rio Tietê tem o triste e preocupante 1º lugar entre os rios mais poluídos do Brasil, segundo o IGBE.

“Os rios urbanos do Brasil, que são poluídos e indisponíveis para uso das comunidades, refletem como o descaso com o saneamento básico resulta no desrespeito a esse direito e a doenças graves, que tem como causa o contato com água contaminada. Para mudar essa realidade a pressão da sociedade é fundamental”, explica Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das águas da SOS Mata Atlântica.

Para dar uma ajuda nessa mobilização pela coleta e tratamento de esgoto, a fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Trata Brasil e Campanha da Fraternidade lançou a campanha Saneamento Já.

Saneamento Já: vamos participar?

saneamento já
Saneamento Já, apoio de artistas e atletas nas redes sociais

Esta mobilização tem ganhado o apoio de artistas e atletas nas redes sociais. Celebridades como Maurício de Souza, Rosana Jatobá, Zeca Pagodinho, a ginasta Daiane dos Santos aderiram à campanha e tem feito convite para seus fãs, seguidores, amigos e toda sociedade, assinar a petição pública da campanha.

Para Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, o descaso com a questão dos rios no Brasil é muito preocupante.

“O Congresso vem prorrogando os prazos de legislação importantes. Por isso o abaixo-assinado contra esses retrocessos nas legislações socioambientais é de extrema importância e só uma sociedade mobilizada é que pode mudar a história”, completa Mario Mantovani.

E aí, bateu uma vontade de participar? Pôxa… que legal!!! Então… vamos lá!! A petição poder ser assinada no site www.saneamentoja.org.br

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo