Ser Humano ajudando Ser Humano: O Encontro!

Ser Humano ajudando Ser Humano. Rica troca de ideias, compartilhamento de informações, divisão de experiências e multiplicação de boas vivências.

Assim foi o encontro desta terça-feira, do Projeto Ação na Vila “Ser Humano ajudando Ser Humano”, uma iniciativa do Portal de Notícias Vila Nova Conceição SP, que aconteceu no Espaço Gourmet do Emporium São Paulo, unidade da Vila Nova Conceição, e reuniu moradores e empresários da região.

ser humano vila nova conceição

Debate de ideias durante o encontro.

Duas horas foi pouco tempo para debater esse tema tão nobre, que é o morador em situação de rua, mas desse encontro já saíram possibilidades que serão transformadas em ações.

Um dos pontos abordados no encontro foi a dúvida: fazer ou não doações, sejam elas em dinheiro, alimentos ou materiais diretamente para a pessoa em vulnerabilidade social?

Douglas Bordini, Gestor Institucional da ABCP, Associação Beneficente e Comunitária do Povo, explica que o correto para quem quer ajudar é fazer as doações para uma instituição confiável que dará o destino certo.

“Para ser rápido e objetivo na resposta é preciso ressaltar que nenhuma das opções de doação, diretamente para essas pessoas, estão corretas. A não ser que ao levar algo haja a intenção de uma abordagem para oferecer a oportunidade de mudança. Assim como nós fazemos com a ação do sopão, na qual o foco principal não é a entrega do alimento, mas sim o convite para que venham visitar nossa sede. Doar por doar não adianta, não vai resolver de forma efetiva a situação de vulnerabilidade social dessas pessoas. O correto é encaminhar essas pessoas para uma instituição que faça um trabalho de ressocialização. A esmola nunca deve ser dada por que muito provavelmente vai se tornar em uma moeda de troca para drogas ou álcool”, explica Douglas.

ser humano vila nova conceição

Douglas Bordini explica as formas corretas de ajudar.

Segundo Douglas também não é indicado dar refeições, primeiro porque já existem instituições que fornecem alimentação e segundo porque essa ação se torna um ciclo vicioso. Quem pede sempre vai pedir. É como se o doador fosse um mantenedor dessa situação.

Por isso a informação e a conscientização por parte da população devem vir em primeiro lugar.

“O conhecimento de como funciona a engrenagem psíquica das pessoas e quais podem ser os processos para transformações são a chave para termos êxito no que queremos. Aliada a isso, a sinergia das pessoas em prol de uma causa em comum  modificam as situações que pareciam impossíveis”, ressalta Andrea Justus Chiorato, moradora da Vila Nova Conceição e voluntária da ABCP.

Outra forma adequada de ajudar uma instituição que cuida da causa é doando as notas de compras, sem ter incluído o CPF. Essas notas serão transformadas em dinheiro para a ONG.

“Nós digitamos um grande volume de notas fiscais por mês, essa ação faz a diferença no retorno de créditos para a ABCP, afirma Euterpi Fetsis, voluntária que se dedica a digitação de notas fiscais.

Ações na prática – Ser Humano ajudando Ser Humano

ser humano vila nova conceição

Restaurante Pracinha vai recolher notas fiscais.

Do encontro Projeto Ação na Vila “Ser Humano ajudando Ser Humano” mais uma ação já foi colocada em prática, na oportunidade foram distribuídas urnas para entrega das notas fiscais que serão doadas para a ABCP.

O Restaurante Mercearia Pracinha abraçou a causa e colocou um urna no estabelecimento. A partir de agora os clientes do restaurante que quiserem ajudar podem depositar as notas fiscais na urna. Outros apoiadores estão por vir. Logo teremos novidades!

Nosso muito obrigado a todos que compareceram no encontro e começam a fazer parte desse momento de transformação.

ser humano vila nova conceição

Moradores reunidos na apresentação.

Vale lembrar que essa conquista também tem a participação de parceiros como a Associação dos Moradores da Vila Nova Conceição que nos ajudou com a divulgação deste encontro, chamando os moradores para participarem.

O Emporium São Paulo apoiador da causa cedeu o espaço para o encontro e ofereceu o coffee break para os participantes.

Ainda contamos com a Coworking Offices que também abraçou a ação e vai dar desconto de 20% para quem alugar as salas de reunião, e repassar 50% do valor recebido referente à esta promoção para a ABCP, durante os meses de julho e agosto de 2016.

O Restaurante CLOS sorteou um voucher para os participantes desse encontro e quem ganhou foi Monica Fonseca.

Não dê esmola, ofereça transformação!

Um dos objetivos desse primeiro encontro foi informar e conscientizar, primeiramente a nós, que queremos de alguma forma ajudar, mas não sabemos como.

O segundo passo será convidar pessoas para conhecer de perto essa realidade, e assim poder ajudar efetivamente a causa. Vem com a gente?

Café da Manhã Solidário deste sábado, 02 de julho de 2016, na sede da ABCP, localizada na Vila Mariana.

Leia também: Projeto Ação na Vila: Ser Humano ajudando Ser Humano

Local: ABCP, Associação Beneficente e Comunitária do Povo
End.:
 Rua Afonso Celso, 1.185, Vila Mariana, SP
Dia: 02 de julho de 2016 (sábado)
Horário: 8h00

Confirme sua presença preenchendo o formulário a seguir:

Comentários do Facebook

Deixe um comentário (Vamos adorar!)