Adoção e Posse Responsável

“Adoção e Posse Responsável”, não poderia ser diferente! Para ilustrar essa matéria ninguém melhor do que belinha, nossa personagem da matéria “Adoção, a história de Belinha”!

Nesta parte da matéria vamos abordar a adoção, mas principalmente o que é posse responsável. Eles aguardam um dono, mas um dono responsável!

A ARCA BRASIL, Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, entidade não governamental sem fins lucrativos, que a equipe do Site Vila Nova Conceição conhece há algum tempo, já que eles eram uma das fontes de informação que usávamos para fazer matérias para a Rádio Capital, listou alguns itens que devem ser levados em conta antes de adotar um amigo.

Adoção

Belinha aproveitando a tarde de sol no Parque do Ibirapuera. Foto: Priscila Pozo.

A primeira coisa é considerar que o tempo médio de vida de um cachorro, por exemplo, é de 12 anos. Então, é importante perguntar para à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verificar quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados, ou caso você tenha que se mudar de casa.

Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local.

Um item muito importante é a castração. Ela evita crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

Onde Adotar

No Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ) há muitos cães e gatos que aguardam para serem adotado. No total, são cerca de 500 animais, entre cães e gatos, Sem Raça Definida, SRD. Suas características são diversa, têm os com pelagem curta, longa, filhotes, adultos, idosos, de todas as cores e alguns portadores de deficiências físicas, o que não os impedem de interagir e dar muito amor às pessoas.

O CCZ, desde 1984, promove diariamente a adoção de animais alojados em suas dependências, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da adoção de cães e gatos, que traz benefícios para a relação entre as pessoas no ambiente familiar. A ideia é desenvolver nas pessoas o propósito de uma adoção mais consciente: o processo de adoção responsável contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de transito, maus tratos e crueldade contra os mesmos.

Os animais disponíveis para adoção no CCZ são vacinados, castrados, microchipados, tratados contra pulga e carrapato, vermifugados e avaliados quanto ao seu comportamento. Os interessados passarão por uma entrevista com funcionários do setor de adoção.

No ato da adoção o animal será registrado em nome do adotante (que deve ser maior de idade). É necessário levar coleira e guia para adotar cães e caixa de transporte para adotar gatos.

Conheça a história de adoção de Belinha: www.vilanovaconceicaosp.com.br/adocao

SERVIÇO

CCZ, Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo
End.: Rua Santa Eulália, 86 – Santana
Horário: segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 15h, exceto feriados.
Obs.: É necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência e pagar (no local) a taxa pública referente à adoção é de R$ 18,50.
Informações: (11) 3397-8900
Site: www.prefeitura.sp.gov.br

ARCA BRASIL, Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal
Site: www.arcabrasil.org.br

Por Ilana Alves
Fotos: Priscila Pozo

Deixe um comentário (Vamos adorar!)

Facebook Comments