Faça a Diferença, Seja Sustentável

Fique à vontade para Compartilhar com amor com seus amigos! ❤


Faça a Diferença. Seja Sustentável. Este é um desafio que todos nós precisamos estar envolvidos. Mas muita gente não tem muita certeza do significado dessa palavra “sustentável”.

Ser sustentável é aproveitar o que o mundo nos oferece. Parece óbvio não é? Mas o desafio é aproveitar o que o planeta tem nos oferecido sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações.

Opa… ficou mais complicado? Pois é… isso quer dizer que a discussão vai muito além do plantio de árvores e reciclagem.

Precisamos pensar em projetos que sejam “sustentáveis”. E para que um projeto seja considerado sustentável ele deve ser:

– ecologicamente correto;
– economicamente viável e
– socialmente justo.

Mas tudo isso precisa ser muito bem pensado, levando em consideração que  cada região do planeta tem suas particularidades que precisam ser levadas em conta quando pensamos em planos de desenvolvimento sustentável.

Faça a Diferença, Seja Sustentável

Muitas empresas estão pensando em disseminar comportamento sustentável em atividades da rotina das fábricas. E isso é um bom caminho.

Exemplo é a Lorenzetti que criou a Campanha Lorenzetti Sustentável – Faça a Diferença. Seja Sustentável com o objetivo de educar e preparar seus colaboradores para a Semana do Meio Ambiente de 2017, que será comemorada em junho.

A campanha de educação ambiental é voltada aos 4.100 funcionários instalados nas quatro unidades fabris, na sede administrativa e nos seis centros de distribuição, localizados nas cidades de São Paulo e Poços de Caldas, em Minas Gerais.

A ação prevê disseminar ações sustentáveis em atividades do cotidiano. O uso consciente dos recursos naturais, como água e energia elétrica, além de materiais de escritório, como papéis, por exemplo.

Com base nisso, a campanha, que ocorre entre os meses de abril a junho, abordará cinco temáticas fundamentais: Energia Elétrica, Água, Papel, Resíduos e Telefone.

O projeto está sendo gerenciado pelo setor de Meio Ambiente, com parceria e engajamento em forma de ações e comunicação de todos os setores administrativos e fabris da Lorenzetti.

Incentivo à disseminação da consciência

As famílias dos funcionários também são impactadas, por meio de filhos e netos, que são convidados a participar de concurso cultural sobre o tema da campanha, criando desenhos que expressem a preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade.

Todas as crianças receberão livros lúdicos e brinquedos educativos sobre o assunto para aprimorarem os seus conhecimentos.

Os desenhos estarão estampados em parte dos brindes sustentáveis, que serão compartilhados com todos os funcionários da empresa na Semana do Meio Ambiente, quando os resultados da ação vão ser apresentados.

(Nossa equipe preparou uma série de matérias sobre o tema Lixo Eletrônico. A seguir os links desse conteúdo especial)

Gestão socioambiental

A Lorenzetti possui ações fixas voltadas ao cuidado com o meio ambiente. Um exemplo é o LorenCicla, programa de coleta seletiva, que existe desde 2010.

Como resultado, a Companhia faz o gerenciamento de resíduos, negociações e a implantação de logística reversa de embalagens com seus parceiros. Essas ações importantes e em consonância com a lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A empresa possui ainda coletores de pilhas acessíveis aos colaboradores, engajando a eliminação correta do resíduo tóxico.

Essa demanda engloba também a família do funcionário, que pode fazer o descarte corretamente por meio do profissional que trabalha na Lorenzetti.

No último ano, por exemplo, foram coletados mais de 100 kg de pilhas, 25% mais que em 2015.

Resíduos eletroeletrônicos

Anualmente, é realizada a campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos, que tem o propósito de incentivar os colaboradores a trazerem estes resíduos aos pontos de coleta instalados nas fábricas, engajando-os a fazerem parte de um planeta mais sustentável.

A cada ano, em média, é coletada uma tonelada de eletroeletrônicos, que são encaminhados a uma empresa parceira da Lorenzetti para o descarte correto.

Na fábrica de metais sanitários da Lorenzetti, desde 2009, 85% da água utilizada na galvanoplastia, processo responsável pelo tratamento de superfícies, é reutilizada.

Em 2016, no processo de fundição, 100 toneladas de areia da macharia, que seriam destinadas para o aterro, foram recicladas.

Na fábrica de plásticos sanitários, por sua vez, há um moderno processo de acabamento superficial com mínima geração de resíduos.

“A Lorenzetti possui a sustentabilidade como uma de suas diretrizes, de maneira que os primeiros a sentirem os efeitos dessas ações são os colaboradores. A ideia é cultivar a semente positiva para que ela seja replicada na sociedade como um todo”, afirma Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti.

É preciso entender que o homem faz parte da natureza, uma vez que a destrói, destrói a si mesmo. Esse convívio deve ser equilibrado para que não haja o esgotamento das fontes de matéria-prima para as próximas gerações.

Veja também:

Nossa equipe preparou uma série de matérias sobre o tema Lixo Eletrônico. A seguir os links desse conteúdo especial.

Lixo eletrônico: Você sabe o que significa?

1 milhão de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano

Campanha de Descarte Consciente de Lixo Eletrônico

 


Fique à vontade para Compartilhar com amor com seus amigos! ❤

POST A COMMENT.