abril 20, 2024 4:35 PM

Search
Close this search box.

Gatos!! Hoje essa é a resposta para quando perguntamos qual animal de estimação as pessoas gostariam de ter em casa. Cães era quase unanimidade quando se falava de animais de estimação. Mas essa mudança de preferência, de cachorros para gatos, é resultado da falta de tempo das famílias, no dia a dia, para brincar com seu companheiro.

Claro que sabemos que ter um amigo de quatro patas proporciona não só prazer e alegrias, mas também é uma higiene mental. Para as crianças, ter um gato pode ser excelente oportunidade de aprender responsabilidade.  Apesar de nem todas as crianças serem capazes de assumir responsabilidade sobre um animal de estimação, ela irá aprender, gradativamente, que o animal necessita ser alimentado, mantido limpo, fazer exercícios, etc.

gatos
Charme, Independência, vaidade e personalidade. Essa é Lili. (Foto: Ale Silva / Ai Press)

Os gatos são ótimos professores sobre os valores da vida, haja vista, que eles são menos tolerantes a brincadeiras brutas e são mais independente que os cães. Isso faz com que a criança aprenda que precisa tratá-lo com amor e carinho para receber o mesmo em troca.

O fato dos gatos serem independentes não quer dizer que eles irão se virar sozinhos. No momento que a pessoa opta ter um gato, tem que se preocupar sim com ração, limpeza, medicamentos, assim como acontece com qualquer outro animal, a vantagem é que os gastos são bem menores.

Com isso, o mercado pet teve que se adaptar e criar cada vez mais produtos específicos para essa classe. Segundo Luiz Fernando, diretor da PETIX, os donos de gatos procuram, além de alimentos cada vez mais saudáveis e naturais, todo tipo de acessórios para gatos, pois não há variedade no mercado brasileiro.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a estimativa é que em cerca de 8 anos a população felina irá se igualar a de cachorros nas residências do país.

Como procurar um gato de estimação?

A dica aqui é antes de adquirir qualquer animal, converse com um Veterinário. Ele irá esclarecer as suas dúvidas e aconselhar como proceder, principalmente se você se enquadra na categoria “marinheiro de primeira viagem”. Se você já tem gatos em casa, apenas tome cuidado de tratar todos de forma igualitária para evitar ciúmes.

Leve o animal antes ao Veterinário para ser examinado, seja o gato de raça ou não, principalmente se você o apanhou na rua ou não tem certeza da origem dele.

gatos
Os gatos, tal como os cães, também podem ser os melhores amigos do homem. (Foto: Ale Silva / Ai Press)

O ideal é que sejam castrados por volta de 1 ano de idade, tanto machos quanto fêmeas. Assim você terá animais mais calmos, mansos, caseiros – não fogem mais para namorar no caso dos machos e não atraem todos os gatos da vizinhanças como as fêmeas – pelo brilhante e macio e com alimentação balanceada não ficam obesos.

Outra dica para quem está pensando em adquirir um companheiro de estimação, seja a escolha um gato ou qualquer outro animal, é essa: Só adquira animais de raça de criadores idôneos, caso opte pela compra. Você pode consultar as associações de criadores da raça que escolher, sobre o melhor local. Não acredite em “pechinchas”, o barato sai caro mais tarde, ou pior, trata-se de uma vida animal.

Procure ler e saber mais sobre a raça que escolher, algumas raças são mais propensas a determinadas doenças do que outras, é bom ficar sabendo e tomar os devidos cuidados.

Como podem ver, há muitas vantagens em se ter gatos como animais de estimação. Se forem tratados com respeito, com amor e dedicação fique certo que terá dias de muita gargalhada, amizade e carinho com esses companheiros.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo